Penafiel celebra o 248º aniversário de elevação a cidade

Penafiel celebra o 248º aniversário de elevação a cidade

A Câmara Municipal de Penafiel vai assinalar o seu 248º aniversário de elevação a cidade com uma vasta programação cultural, ao longo do mês de março.

Em 1770, quando D. José I pretendia desmembrar o bispado do Porto, escolheu Arrifana de Sousa (Penafiel) como centro de uma das quatro comarcas eclesiásticas que o compunham, para uma nova sede episcopal. Desta forma, a vila de Penafiel deu lugar à cidade de Penafiel.

A programação cultural das iniciativas do “3 de março” inicia-se no dia 2, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal, onde será inaugurada a exposição de pintura “Penafiel, cidade dos meus afetos”, da autoria de Carolina Santos. Depois da visita, seguir-se-á a apresentação do livro “Voo solo”, de Fernando Sousa Rodrigues, ao qual se juntará um momento musical protagonizado pela Orquestra de Guitarras do Conservatório de Música de Paredes, sob a direção de César Pinto.

No dia 3, dia de aniversário, a bandeira da cidade será hasteada às 9h00, na Câmara Municipal de Penafiel. Para as 11h30, está marcada a missa em honra dos autarcas e funcionários falecidos, que terá lugar na Igreja Matriz.

De tarde, às 15h00, tem lugar, no Museu Municipal de Penafiel, a sessão solene evocativa do 248.º aniversário da elevação de Penafiel a cidade, dedicada a instituições e personalidades de prestígio a nível do concelho, na área da cultura.

No dia 9 de março, pelas 21h00, o Museu Municipal acolhe um concerto da Orquestra de Sopros e Coro do Conservatório de Música de Paredes, e no dia 10, pelas 10h30, no mesmo local decorrerá o 2.º seminário “Penafiel e os Penafidelenses na História”, organizado pela Associação dos Amigos do Arquivo de Penafiel. Às 10h30, a Biblioteca Municipal receberá a iniciativa “sábados em família” com a atividade “Penafiel no jogo da glória”.

O Dia Municipal do Bombeiro, também inserido na programação das comemorações da elevação de Penafiel a cidade, vai realizar-se no dia 11 de março, às 15h00, com o desfile apeado e motorizado, desde o Campo Conde de Torres Novas até à Praça do Município. Neste desfile vão participar os Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, Paço de Sousa e Penafiel.

No dia 16, o Arquivo Municipal recebe, pelas 21h30, um recital de poesia e música, a cargo do projeto “Poesia & Musica em Lagares Pouco Recomendáveis”. A iniciativa é organizada pela Associação de Amigos do Arquivo de Penafiel.

Enquadrado na programação, o Festival da Lampreia, decorre em 15 restaurantes aderentes, vai encerrar com uma tenda gigante, localizada no Cais de Entre-os-Rios, nos dias 23, 24 e 25 de março.

O auditório da Biblioteca Municipal acolhe, no dia 23, às 21h30, a peça de teatro “Pinturas e travessuras”, a partir da obra de Dario Faro e será dinamizada pelo grupo “Os Expansivos”, de Lordelo.

Durante o mês de março, estão disponíveis na Biblioteca de Penafiel, as horas de conto dedicadas às lendas de Penafiel e o projeto maleta mágica, dedicado às figuras ilustres de Penafiel.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta