Município de Lousada promove ação de sensibilização sobre a importância da reciclagem

Município de Lousada promove ação de sensibilização sobre a importância da reciclagem

A Câmara Municipal de Lousada, em conjunto com a Suma – Serviços Urbanos de Meio Ambiente e a Associação de Municípios do Vale do Sousa, está a desenvolver uma ação de sensibilização que tem como destinatários os alunos do 1.º ciclo do ensino básico de todo o concelho.

Segundo nota enviada à imprensa, um dos principais objetivos passa por desconstruir a ideia de lixo como algo sem valor e substituí-la pela noção de resíduo, cujas matérias-primas devem ser aproveitadas e reintroduzidas no processo produtivo.

Com esta ação junto dos mais pequenos a autarquia pretende alertá-los para o facto de, dos 90% de resíduos produzidos passíveis de integrar a reciclagem, atualmente, no país, apenas 20% serem encaminhados para esse fim.

A campanha define a reciclagem como uma prática de inteligência e impulsionadora da economia, que inicia em cada um de nós, contrapondo tempos de degradação dos materiais quando enviados para aterro, com ganhos em recursos, energia, tempo e espaço, quando aproveitados.

Foi ainda divulgado que, para além de relembrar os procedimentos de triagem e acondicionamento para recolha seletiva de papel, embalagens de plástico e vidro, pilhas, óleos alimentares usados, pequenos eletrodomésticos e resíduos orgânicos, esta ação esclarece também os passos que medeiam a colocação de um objeto no ecoponto e a sua reintrodução no processo produtivo.

Foram já feitas visitas à maioria das escolas, no início do mês de dezembro. Foi oferecido aos mais pequenos lanternas e folhetos com informação sobre a campanha ambiental que termina nos primeiros dias do 2.º período escolar.

A autarquia de Lousada tem apostado na área das campanhas de sensibilização ambiental junto da população, mas com principal enfoque junto dos mais novos.

lousada reciclagem (2)

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta