Castelo de Paiva promove atividades de Natal

Castelo de Paiva promove atividades de Natal

O município de Castelo de Paiva, a exemplo de anos anteriores, transforma-se em dezembro na Vila Natal. Ao longo deste mês, o Largo do Conde será palco de um conjunto de iniciativas, proporcionando a todos os visitantes uma programação diversificada, de forma a assinalar esta época festiva.

No dia 3 de dezembro arrancaram as primeiras atividades, com a chegada do Pai Natal e o desfile motard de Pais Natal, realizou-se também o mercado de Natal, o Zumba de Natal, houve insufláveis para os mais pequenos, contos de Natal e Atelier’s de pinturas faciais, entre outras iniciativas, num programa promovido pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva e a Associação Comercial e Industrial, que se irá estender até meados do mês de janeiro, contemplando iniciativas que pretendem dinamizar o comércio local, atrair visitantes e festejar esta quadra natalícia.

Segundo comunicado enviado à imprensa, por iniciativa do pelouro da Cultura, vai arrancar a sexta edição do programa Sinais de Natal, uma atividade cultural e musical dedicada à promoção do espírito festivo de Natal, sendo que esta programação dos Sinais de Natal potencia espetáculos em vários espaços do concelho.

O programa inicia a dia 9 de dezembro, pelas 18h30, com a apresentação do Ensemble de Clarinetes da Academia de Música de Castelo de Paiva – AMCP, na Capela da Senhoras das Amoras, na Raiva. Segue-se, no dia 13, no Auditório Municipal, um Concerto de Natal + Jovem, e na noite do dia 15, decorre um concerto do Coro da Sé Catedral do Porto que vai atuar na Igreja Paroquial de S. Martinho.

A Orquestra Ligeira da Academia de Música atua, no dia 18 de dezembro, pelas 21h, no Auditório Municipal. No dia 20, pelas 21h, também no mesmo local, realizar-se-á o concerto da Orquestra de Sopros da AMCP, e no mesmo dia, data da feira quinzenal de Castelo de Paiva, decorrerá uma atividade de Música de Natal na Praça, no Largo do Conde. A atuação da Orquestra Sinfónica da AMCP, será no dia 22 pelas 21h, no Auditório Municipal.

O programa Sinais de Natal contempla ainda um Concerto de Reis, na Igreja de Sobrado, na noite de 5 de janeiro, encerrando, no dia 6 de janeiro com o XX Encontro de Cantares das Janeiras, no espaço do Largo do Conde, está também agendada para o mesmo evento, a cerimónia de entrega de prémios das melhores decorações de Natal das rotundas do território paivense.

Estão ainda abertas as inscrições gratuitas para o BTT de Natal, uma prova que se realiza já na manhã do próximo domingo, dia 10 de dezembro, e aberta aos entusiastas da modalidade, que apresenta um percurso de 20 km, promovendo a emoção de dar a conhecer os trilhos de Castelo de Paiva, com prémios para os melhores classificados.

Por outro lado, e dentro do espírito de solidariedade que marcou o programa “ Castelo de Paiva no Coração “, orientado para ajudar as vítimas dos incêndios de outubro, realiza-se na noite do próximo sábado, dia 9, uma Caminhada Noturna Solidária, num percurso de cerca de 5 km, podendo as inscrições, com um custo de 5 euros, ser feitas junto da Câmara Municipal.

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta