Município de Lousada premiou atletas na Gala do Desporto

Município de Lousada premiou atletas na Gala do Desporto

A edição de 2017 da Gala do Desporto do município de Lousada realizou-se no passado dia 2 de dezembro, sábado, no Lousada Country Hotel. Este evento anual tem como principal objetivo distinguir personalidades e instituições, de modo a valorizar e evidenciar todos os que, de modo individual e coletivo, se destacaram pela sua dedicação, pelo seu esforço e pelo seu desempenho.

Nesta gala foram distinguidos o Atleta do Ano Masculino, Atleta do Ano Feminino, Dirigente do Ano, Treinador do Ano, Atleta Revelação do Ano e Árbitro/Juiz do Ano. Foram também homenageadas a Associação Desportiva do Ano e a Equipa do Ano. No evento atribuíram-se ainda distinções de Mérito Desportivo, Prémio Dedicação e Modalidade do Ano, Prémio Evento do Ano, bem como Prémio Personalidade Desportiva do Ano e o Prémio Carreira.

Pedro Machado, presidente da Câmara Municipal de Lousada, na sua intervenção, afirmou que “o desporto deve ser encarado como fator determinante para a qualidade de vida do concelho. O trabalho conjunto é fundamental e nada seria conseguido sem a colaboração das pessoas que trabalham para que seja possível chegar a este nível de excelência”.

O autarca explicou também que esta gala destina-se “a homenagear os milhares de praticantes, dirigentes, atletas e equipas técnicas que ao longo o ano investem muito do seu tempo para propiciarem à população a prática desportiva. Esta cerimónia, simples e justa, é uma forma de reconhecimento público às pessoas e entidades que estão envolvidos na prática desportiva deve ser aplaudida por todos”.

lousada gala do desporto (4)

Relativamente ao papel da Comissão Reguladora o presidente contou que “teve uma tarefa difícil, na medida em que a seleção dos melhores nem sempre é fácil”.

Pedro Machado lembrou que no último mandato a Câmara Municipal aumentou a transferência para as associações desportivas. “Levámos a cabo um plano ambicioso de remodelação e modernização de instalações desportivas. Este foi um dos compromissos que o executivo municipal assumiu para permitir as melhores condições de trabalho às associações de modo a cumprirem os seus objetivos”, comentou.

Segundo o comunicado enviado à imprensa, a autarquia continua a assegurar o pagamento dos exames médicos e dos seguros desportivos dos atletas, como tem acontecido em anos anteriores. “As associações merecem toda a consideração por parte da Câmara Municipal, na medida em que são pilares fundamentais e, por isso, queremos que todos se mantenham empenhados nesta causa comum”, referiu o presidente da Câmara Municipal.

Terminou a sua intervenção com a felicitação às associações, treinadores, dirigentes e atletas nomeados, independentemente de obterem prémios ou não.

Jorge Simão, representante da Comissão Reguladora, comunicou que “a Gala do Desporto tem como objetivo homenagear todos os que contribuíram para o prestígio das modalidades. É num ambiente marcado pelo desenvolvimento da prática desportiva do concelho, em grande parte fruto do esforço que a Câmara tem feito para melhorar as condições a vários níveis, que estamos pelo terceiro ano”.

lousada gala do desporto (5)

Jorge Simão concluiu salientado que “todos os atletas nomeados, mesmo que não ganhem nas respetivas categorias, são vencedores do respeito e da admiração da comunidade”.

Os prémios foram atribuídos individual e coletivamente a atletas, dirigentes e eventos desportivos.

O Mérito Desportivo foi atribuído a Hugo Santos, da Seleção Nacional de Parahóquei. No que respeita ao Prémio Dedicação foi Maria José Magalhães dirigente do LAC Patinagem a distinguida.

A Modalidade do Ano mais votada foi o Ténis e a Personalidade Desportiva do Ano foi o treinador Eduardo Duarte.

O Evento Desportivo do Ano foi atribuído ao Super Especial WRC, num concelho onde os desportos motorizados têm um vasto leque de adeptos.

Da inteira responsabilidade do resultado da votação no facebook, o Prémio Best Online, foi ganho por Gonçalo Ribeiro.

A Associação Desportiva do Ano eleita foi o Clube Automóvel de Lousada, e a Equipa do Ano a Associação de Hóquei de Lousada (Equipa Sénior Masculina).

Gonçalo Ribeiro, em motociclismo, venceu também na categoria de Atleta Revelação do Ano. O prémio de Dirigente do Ano foi entregue a Maria José Meireles, do LAC Patinagem.

lousada gala do desporto (3)

Eduardo Duarte, com as modalidades de boccia e natação, foi o vencedor na categoria de Treinador do Ano. Na categoria Árbitro/Juiz do Ano foi eleito Carlos Dias

O prémio de Atleta do Ano Feminino foi entregue a Matilde Dias, Hipismo, e Guilherme Marques, atletismo, venceu a categoria do Atleta do Ano Masculino.

Foi ainda distinguido nesta gala Cristiano Magalhães, com o Prémio Carreira, a título póstumo.

Houve também uma homenagem a 26 atletas que representam as seleções nacionais, 26 atletas campeões individuais e 16 equipas que fazem parte dos campeões coletivos.

Estiveram presentes, na cerimónia, cerca de 500 pessoas, entre atletas, dirigentes e associações nomeadas. Este evento foi promovido pela Câmara Municipal e pela Associação de Futebol Amador de Lousada.

O evento contou com a animação do humorista Luís Filipe Borges. Esteve também presente o Conservatório do Vale do Sousa que animou a entrada dos convidados.

lousada gala do desporto (2)

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta