‘Rede’ vai intervir na área da violência doméstica em Celorico de Basto

‘Rede’ vai intervir na área da violência doméstica em Celorico de Basto

Foi assinado, no passado dia 28 de novembro, em Celorico de Basto, o protocolo para a criação de uma Rede Integrada de Intervenção na Área da Violência Doméstica. A cerimónia teve lugar num espaço criado para sensibilizar as pessoas para a problemática.

Antes de ser feita a assinatura do protocolo, as entidades presentes assistiram à peça “BASTA”, do grupo “Azul diferente” da CERCIFAFE. Uma iniciativa organizada pelo Município de Celorico de Basto que resultou de uma parceria entre a CERCIFAFE, a GNR e a ARRIVA.

celorico de basto assinatura protocolo (3)

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, no fim do espetáculo, mostrou-se sensibilizado e referiu que é “preciso respeitar a diferença tendo por base a igualdade, o espetáculo que assistimos é uma das muitas formas de unir esforços para prevenir, sensibilizar e evitar comportamentos que não dignificam o ser humano”.

O autarca, no que respeita ao protocolo, foi assertivo e salientou “que ninguém faz nada sozinho, é preciso e é fundamental que existam estas sinergias entre entidades, uma junção de esforços, para criar uma rede de trabalho que faça o que realmente é necessário e deve ser feito. Um trabalho de prevenção que deve ser aprimorado e melhorado. Juntos iremos trabalhar pela igualdade, pela não-violência, para evitar muitas formas de exclusão. Com esta rede integrada, com esta união, que junta a área social e as instituições judiciais, estou certo que o trabalho a desenvolver será profícuo e trará bons resultados à nossa comunidade”.

celorico de basto assinatura protocolo (5)

É importante ainda salientar, segundo comunicado enviado à imprensa, que a criação desta rede integrada surgiu de uma reunião de trabalho entre várias entidades que integram a rede social concelhia e supra concelhia que decorreu no início de 2017 tendo sido concluído, por todos os intervenientes, a necessidade de uma estrutura deste género. Nesse sentido, foi encaminhado para todos os serviços a minuta do protocolo que pretende estabelecer e regular a colaboração e cooperação entre diferentes entidades, respeitando a autonomia de cada um, a legislação e instrumentos de cooperação em vigor, tendo em vista a prossecução de interesses públicos comuns.

celorico de basto assinatura protocolo (2)

No dia da cerimónia, foi formalizado o compromisso de cooperação com a assinatura pública das entidades que integram a rede, nomeadamente a Câmara Municipal de Celorico de Basto que contempla o Gabinete Girassol, pelo presidente da Câmara Municipal, o Ministério Público, pelo procurador-geral adjunto, Jorge Gonçalves, a ARSN/ACES_ Baixo Tâmega, pelo diretor executivo do ACES Baixo Tâmega, Avelino Bastos, a CPCJ de Celorico de Basto, pela presidente da CPCJ, Fátima Araújo, pelo Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, pelo diretor do Agrupamento de Escolas, Ernesto Mesquita e pela Ordem dos Advogados, pelo presidente da Delegação de Celorico de Basto, Miguel Lima e Sousa.

Também estiveram representados cerimónia a GNR, o IPDJ e a Segurança Social, porém, as entidades competentes para assinar o protocolo não puderam estar presentes, sendo o mesmo assinado a posteriori.

celorico de basto assinatura protocolo (4)

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta