Cinfães: Farmácia em Nespereira é das que mais vende ‘Genéricos’ em Portugal

Cinfães: Farmácia em Nespereira é das que mais vende ‘Genéricos’ em Portugal

 

Uma das farmácias que mais medicamentos genéricos vende está localizada na freguesia de Nespereira, no concelho de Cinfães. Segundo o que o INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde revelou, a referida farmácia é o quinto estabelecimento que detém a maior quota sobre estes produtos farmacêuticos que apresentam um baixo custo.

Maria Emília Teles, diretora técnica da farmácia, em conversa com o Jornal A VERDADE, revelou que não se sentiu totalmente surpresa com esta notícia. “Sei que tenho uma grande percentagem de venda de medicamentos genéricos e, que por dados do INFARMED, há um ano atrás, estava em primeiro lugar ao nível de distrito”, explicou.

Relativamente à posição a nível nacional indicou que não tinha essa ideia, devido à farmácia ter pequenas dimensões e porque “sobrevive apenas com a população local e com os médicos de família”. A farmacêutica disse também que a sua única preocupação enquanto profissional de saúde é “fazer o melhor para os meus utentes e trabalhar de acordo com o médico”.

A venda dos genéricos naquele estabelecimento é motivada, principalmente, pelas prescrições médicas, contudo, Maria Emília Teles garantiu que os utentes estão cada vez mais informados. “Procuram os medicamentos mais baratos e toda a minha equipa sabe que os medicamentos genéricos são de confiança e que os devemos aconselhar”, transmitiu.

“Sempre, que num aconselhamento, for possível indicar e fazer a venda de um genérico que seja sem receita médica obrigatória, nós fazemos”, declarou.

Ainda assim, “existem vários preços e muitos laboratórios diferentes e o fator preço é importante. Temos de analisar sempre muito bem cada situação para nunca comprometer a eficácia da terapêutica”, sublinhou Maria Emília Teles.

 

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta