Amarante: Comemorações do dia Mundial da Diabetes terminam com a caminhada “Unidos pela Diabetes”

Amarante: Comemorações do dia Mundial da Diabetes terminam com a caminhada “Unidos pela Diabetes”

Terminam este domingo, dia 19 de novembro, as comemorações do Dia Mundial da Diabetes que se iniciaram a 14 do mesmo mês, com a caminhada “Unidos pela Diabetes”, em Amarante.

Trata-se de mais uma iniciativa que surge no âmbito da campanha Amarante de Igual para Igual, promovida numa parceria entre a Câmara Municipal de Amarante e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, contando também com a colaboração da Liga de Amigos do Hospital Amarante.

A caminhada é aberta a todos os que queiram participar, com início na Câmara Municipal de Amarante, pelas 9h30. No final, irão ser também realizados rastreios no Largo de São Gonçalo, junto ao Mosteiro.

O Dia Mundial da Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation ( Federação Internacional da Diabetes) e pela Organização Mundial da Saúde, e tem como principal objetivo dar resposta ao aumento “alarmante de casos de diabetes no mundo”.

É importante também referir, a propósito do Dia Mundial da Diabetes, foram realizados pelo Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) no dia 14 de novembro, rastreios em Penafiel e Amarante e foram criados pontos de interação no Hospital Padre Américo para esclarecer dúvidas sobre a Diabetes Mellitus, a Diabetes Gestacional, Pé Diabético e Alimentação na Diabetes.

Segundo nota enviada à imprensa, desde 27 de outubro e até 10 de dezembro, o Município de Amarante leva a cabo, “pelo terceiro ano consecutivo, “Amarante de Igual para Igual” para promover a reflexão e o diálogo alargados a toda a sociedade civil para as diferentes representações sociais e formas de discriminação que subsistem na sociedade atual”. Igualdade, saúde, violência nas relações de intimidade e deficiência – são algumas das temáticas abordadas pela campanha.

Relembra-se ainda que, à semelhança dos anos anteriores, a estátua do Padre Américo, a fachada do Hospital de Amarante e o edifício da Câmara Municipal de Amarante vão estar iluminados de azul até ao próximo dia 19 de novembro. Conforme divulgado “o desafio de iluminar de azul edifícios ou monumentos foi também lançado às autarquias dos concelhos da área de influência do CHTS”.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta