Plano Nacional de Formação Financeira foi apresentado em Lousada

Plano Nacional de Formação Financeira foi apresentado em Lousada

A Câmara Municipal de Lousada integra um projeto piloto no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF).  Este projeto surge através da CIM-Tâmega e Sousa, que firmou um protocolo com a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

A CCDR-N junta-se, assim, ao Banco de Portugal, à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e à Comissão de Mercados de Valores Imobiliários, com o objetivo de melhorar os conhecimentos e comportamentos financeiros da população em geral, tendo em atenção as necessidades específicas.

Decorreu, então, no passado dia 2 de novembro, a Formação Financeira no Espaço AJE. Cerimónia que contou com a presença do Presidente da CCDR-N, Fernando de Sousa, que evidenciou a “importância que os cidadãos estejam esclarecidos acerca da temática financeira. Assim, conseguem ser mais exigentes e diligentes”.

Ainda, de acordo com o Presidente da CCDR-N,a região do Tâmega e Sousa “foi escolhida para implementar este projeto piloto, porque é merecedora de uma iniciativa destas pelo trabalho que tem realizado”.

Cristina Moreira, vereadora da Ação Social, salientou a importância deste projeto. “Para Lousada e, em concreto, para os técnicos que trabalham na área social permitindo terem mais conhecimentos que possam melhorar as condições de vida da população”, enalteceu.

É ainda importante referir que o PNFF é transversal a escolas e ao tecido empresarial da região e do concelho. “Por isso estamos recetivos a outras iniciativas, como campanhas de sensibilização que sejam úteis para a formação financeira da população”, destacou Cristina Moreira.

lousada - pnff (2)

Ação de Formação realizou-se em Lousada para aumentar literacia financeira

A ação de formação, que teve como destinatários os técnicos de área social do concelho de Lousada, dividiu-se em dois momentos. Na primeira parte foram apresentados os temas “Serviços Mínimos Bancários” e “Crédito Responsável”, por Pedro Dias, do Banco de Portugal, “Preparar a reforma”, por Lucélia Fernandes da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

À tarde foram discutidos os temas “Planear o orçamento” e a “Importância da Poupança”, apresentados pelas técnicas da Câmara Municipal de Lousada, Inês Cardoso e Cristina Ferreira.

Segundo nota enviada à imprensa, o objetivo da autarquia, com esta iniciativa, é melhorar e aprofundar os conhecimentos, atitudes e capacidades financeiras, bem como apoiar a inclusão financeira.

A autarquia revelou que é ainda objetivo “dotar os técnicos da área social do Concelho de informações no âmbito do desenvolvimento de hábitos de poupança, promoção do recurso responsável ao crédito e criação de hábitos gerais de precaução. É importante ainda reforçar conhecimentos financeiros na área empresarial e promover mecanismos e estratégias de financiamento ao investimento”.

A aplicação deste protocolo permite acesso a entidades e ferramentas que ajudam a aumentar a literacia financeira das populações e que promovem o crescimento económico inclusivo do território.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Facebook

Twitter

Instagram

Follow Me on Instagram
  • Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria

    jornal_averdade: "Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria"
    23
    1
  • D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar. #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar.
#marcodecanaveses #jornalaverdade"
    28
    0
  • Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje. #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje.
#jornalaverdade"
    30
    0
  • AGENDA / BTT O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril. Inscrições já disponíveis. #btt #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / BTT
O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril.
Inscrições já disponíveis.
#btt #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    11
    0
  • AGENDA / MERCADO USADOS A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses. #marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / MERCADO USADOS
A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses.
#marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade"
    6
    0
  • AGENDA / CAMINHADA A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março. #caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / CAMINHADA
A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março.
#caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    8
    0
  • AGENDA / EDUCAÇÃO Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h. #escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / EDUCAÇÃO
Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h.
#escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    14
    0
  • AGENDA / SAÚDE A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica. #saude #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / SAÚDE
A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica.
#saude #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    7
    0
  • Viemos à neve

    jornal_averdade: "Viemos à neve"
    68
    1
  • Viemos à neve!

    jornal_averdade: "Viemos à neve!"
    52
    0