Celorico de Basto: Portal Geográfico do Município foi colocado oficialmente online

Celorico de Basto: Portal Geográfico do Município foi colocado oficialmente online

Município de Celorico de Basto apresentou, na passada segunda-feira, dia 6 de novembro, o Geoportal – Portal Geográfico do Município. A Plataforma interativa, está oficialmente online e permite acesso de todos os munícipes

Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico, ressaltou os motivos da criação deste Geoportal. “Esta ferramenta, agora ao serviço de todos os cidadãos, surge na sequência de aproximar as pessoas do Município na mesma ótica do que tem vindo a acontecer com os espaços Cidadão mas neste contexto em formato digital sendo possível aceder de qualquer lugar”, demonstrou.

O autarca reforçou também a importância desta página. “Vivemos na era da globalização em que se tem acesso a quase tudo de qualquer lugar do planeta, uma era exigente ao nível das tecnologias que é muito do nosso interesse no que concerne à evolução e clarificação dos processos. Por isso, apresentamos uma plataforma com múltiplas ferramentas, simples, prática e funcional que tem também por objetivo aprimorar a qualidade de quem trabalha nestas áreas”, explicou.

celorico de basto - geoportal (1)

Joaquim Mota e Silva disse ainda mostrar-se especialmente satisfeito com este projeto pelo facto de “poder receber as reclamações e sugestões no Município de forma célere para que possam, quase automaticamente, ser tratadas com a maior brevidade possível. Esta aproximação com os cidadãos é, de facto, um grande passo”.

O geoportal divide-se em quatro módulos, o Mapa Interativo, a Consulta de Planos, a Emissão de Plantas de Localização e por fim, Sugestões e Reclamações.

José Peixoto Lima, diretor do departamento de planeamento da Câmara Municipal de Celorico de Basto, disse que “a apresentação deste Geoportal deixa-me muito orgulhoso porque é um trabalho que temos vindo a desenvolver há meses e que demonstra a efetiva aproximação aos cidadãos e a maior clarificação dos processos. Este portal irá permitir, de forma interativa, disponibilizar ferramentas muito uteis a todos os cidadão. Ainda temos algumas arestas para limar mas também, em parceria com os presidentes de junta iremos aprimorar a informação já disponível e tornar esta plataforma cada vez mais completa e uma mais-valia para todos”.

O objetivo do geoportal é o acesso, através de um conjunto modular de aplicações inovadoras, que aliam as potencialidades de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), com as potencialidades de acesso, transferência, visualização e manipulação de informação da ‘Word Wide Web’ (WWW), a toda a informação geográfica existente.

celorico de basto - geoportal (2)

Segundo nota enviada à imprensa, esta plataforma vem responder a uma premanente necessidade de disseminação de informação geográfica do território, tendo por objetivo proporcionar a todos os técnicos, decisores, munícipes e população em geral, de uma forma totalmente livre e dinâmica, cartografia multicodificada às escalas 1:10 000 e 1:2 000, Ortofotomapas, Planos Municipais de Ordenamento do Território (Plano Diretor Municipal, Plano de Urbanização da Vila de Celorico de Basto e Planos de Pormenor), equipamentos, informação turística e informação diversificada.

As ferramentas agora disponibilizadas apostam no direito ao acesso à informação e na transparência dos processos de decisão, contribuindo para a simplificação dos procedimentos e melhoria da eficiência dos serviços prestados por esta autarquia. Com as aplicações Consulta dos Planos Municipais de Ordenamento do Território (PMOT´s) e Emissão de Plantas de Localização, pretende-se dar, não só o cumprimento da Lei n.º 56/2007 de 31 de Agosto, mas também a optimização de todo o processo de gestão e decisão.

 

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Facebook

Twitter

Instagram

Follow Me on Instagram
  • Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria

    jornal_averdade: "Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria"
    23
    1
  • D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar. #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar.
#marcodecanaveses #jornalaverdade"
    28
    0
  • Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje. #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje.
#jornalaverdade"
    30
    0
  • AGENDA / BTT O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril. Inscrições já disponíveis. #btt #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / BTT
O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril.
Inscrições já disponíveis.
#btt #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    11
    0
  • AGENDA / MERCADO USADOS A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses. #marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / MERCADO USADOS
A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses.
#marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade"
    6
    0
  • AGENDA / CAMINHADA A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março. #caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / CAMINHADA
A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março.
#caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    8
    0
  • AGENDA / EDUCAÇÃO Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h. #escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / EDUCAÇÃO
Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h.
#escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    14
    0
  • AGENDA / SAÚDE A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica. #saude #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / SAÚDE
A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica.
#saude #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    7
    0
  • Viemos à neve

    jornal_averdade: "Viemos à neve"
    68
    1
  • Viemos à neve!

    jornal_averdade: "Viemos à neve!"
    52
    0