Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão esteve em Castelo de Paiva

Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão esteve em Castelo de Paiva

Nelson Souza, secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, esteve recentemente na Câmara Municipal de Castelo de Paiva, para apresentar e explicar as medidas de apoio para a recuperação das empresas afectadas pelo incêndio de 15 de Outubro, que destruiu cerca de 80 % do território municipal.

Segundo divulgou o município, a partir desta semana estão abertas as candidaturas para esses apoios financeiros, nomeadamente para a reabilitação das industrias que ficaram destruídas.

Conforme foi referido neste encontro,  Nelson Souza,  deverá voltar esta semana a Castelo de Paiva, para presidir a “uma grande reunião” com os responsáveis das empresas afetadas pelo incêndio, estando prevista a participação de um representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), entidade para onde deverão ser remetidos os relatórios pormenorizados com os prejuízos contabilizados nesta tragédia, sendo que o principal objetivo da visita será explicar “a parte operacional” do pacote de apoio que o Governo já fez publicar no Diário da República.

castelo de paiva - encontro com secretario de estado (1)

Nesta reunião, serão abordados também os planos para apoiar as pessoas que foram atingidas pelo fogo e que contabilizam enormes prejuízos, nomeadamente cerca de 15 famílias(total de 34 pessoas) que estão nessa situação.

Recorde-se que no Conselho de Ministros de 21 de Outubro, o Governo de António Costa tinha anunciado que, em parceria com as autarquias, irá “disponibilizar cerca 30 milhões de euros para a reconstrução de primeiras habitações e 100 milhões para a intervenção em unidades produtivas”, sendo que, conforme destacou o presidente Gonçalo Rocha,  “a partir desta semana, as empresas afetadas  já se podem candidatar aos apoios que são concedidos pelo Governo ”.

Gonçalo Rocha, presidente da Câmara de Castelo de Paiva, deu conta que “prossegue o trabalho de inventario”, reafirmando que as chamas afetaram diretamente 158 empregos no concelho, um número que se eleva aos 200, considerando os postos de trabalho indiretos,

O autarca sublinhou também que Nelson Souza anunciou “um instrumento de apoio para a reconstrução de empresas que garantirá, a fundo perdido, até 85 por cento das verbas necessárias”, incluindo a concessão de condições de “crédito em condições vantajosas”, bem  como “a constituição de um fundo de maneio para que as empresas tenham liquidez”.

No final da reunião com o governante, o presidente disse que “o Estado não se sobreporá aos seguros”, irá funcionará como  “complemento”, e irá ajudar na medida do que não estiver coberto, e na perspetiva de que cada uma das empresas afetadas terá de formalizar a respetiva candidatura, ao mesmo tempo que deixou bem vincado, que não vai descansar  “enquanto não vir o concelho de Castelo de Paiva a reencontrar – se com a vida”.

castelo de paiva - encontro com secretario de estado (3)

Em Diário da República  (edição do dia 2 deste mês), o Executivo de António Costa inscreveu a criação de “um sistema de apoio ao restabelecimento da capacidade produtiva das empresas afetadas total ou parcialmente pelos incêndios, através de subsídios não reembolsáveis para a compra de máquinas, equipamentos e material circulante de utilização produtiva, deduzidos do valor recebido dos seguros existentes”.

Segundo nota de imprensa, será ainda assegurado “um crédito de tesouraria e de relançamento da atividade, através de uma linha de crédito com acesso facilitado por via de uma garantia pública e com juros bonificados”.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Facebook

Twitter

Instagram

Follow Me on Instagram
  • Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria

    jornal_averdade: "Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria"
    23
    1
  • D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar. #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar.
#marcodecanaveses #jornalaverdade"
    28
    0
  • Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje. #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje.
#jornalaverdade"
    30
    0
  • AGENDA / BTT O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril. Inscrições já disponíveis. #btt #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / BTT
O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril.
Inscrições já disponíveis.
#btt #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    11
    0
  • AGENDA / MERCADO USADOS A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses. #marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / MERCADO USADOS
A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses.
#marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade"
    6
    0
  • AGENDA / CAMINHADA A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março. #caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / CAMINHADA
A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março.
#caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    8
    0
  • AGENDA / EDUCAÇÃO Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h. #escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / EDUCAÇÃO
Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h.
#escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    14
    0
  • AGENDA / SAÚDE A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica. #saude #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / SAÚDE
A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica.
#saude #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    7
    0
  • Viemos à neve

    jornal_averdade: "Viemos à neve"
    68
    1
  • Viemos à neve!

    jornal_averdade: "Viemos à neve!"
    52
    0