Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa associa-se à Semana da Formação Financeira 2017

Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa associa-se à Semana da Formação Financeira 2017

 

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai associar-se à Semana da Formação Financeira 2017. Na próxima quinta e sexta-feira, 2 e 3 de novembro, irá decorrer, nos municípios do Tâmega e Sousa, uma iniciativa do Plano Nacional de Formação Financeira “Todos Contam”, promovida pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.

A ação está integrada no projeto-piloto de promoção da formação financeira que a CIM do Tâmega e Sousa está a implementar no território desde o passado mês de junho, sendo a primeira CIM do Norte do País a dinamizar um projeto deste género, salientou a comunidade.

Depois do programa de formação de formadores, dirigido aos técnicos das autarquias da CIM da Tâmega e Sousa da área financeira, económica e social, que decorreu no passado mês de junho, a CIM pretende agora “sensibilizar a população em geral para a importância da literacia financeira”.

Durante os dois dias haverá ações de formação, concursos e sessões de informação e sensibilização, destinadas à comunidade escolar, aos técnicos municipais, às entidades educativas, às entidades bancárias, aos autarcas e à população em geral.

As temáticas que irão ser abordadas correspondem ao planeamento e à gestão do orçamento familiar, à poupança, ao crédito responsável, aos serviços mínimos bancários, à conta de depósito à ordem, ao endividamento e à reforma.

As ações contarão com a presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte, Fernando Freire de Sousa, da presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira e representante do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, da representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Maria Igreja, do representante da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Rui Fidalgo, e do primeiro-secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Alírio Costa.

O projeto-piloto de promoção da formação financeira que a CIM do Tâmega e Sousa está a dinamizar resulta de um acordo de cooperação celebrado entre esta entidade, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte para a implementação do Plano Nacional de Formação Financeira na Região Norte.

O principal objetivo deste acordo de cooperação é “reforçar o papel das autarquias na formação dos munícipes em matéria de poupança e gestão de finanças pessoais e familiares, contribuindo, assim, para elevar os conhecimentos financeiros das suas populações, melhorar os seus comportamentos financeiros e promover a adoção de atitudes financeiras adequadas”, divulgou.

 

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Facebook

Twitter

Instagram

Follow Me on Instagram
  • Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria

    jornal_averdade: "Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria"
    23
    1
  • D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar. #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar.
#marcodecanaveses #jornalaverdade"
    28
    0
  • Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje. #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje.
#jornalaverdade"
    30
    0
  • AGENDA / BTT O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril. Inscrições já disponíveis. #btt #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / BTT
O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril.
Inscrições já disponíveis.
#btt #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    11
    0
  • AGENDA / MERCADO USADOS A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses. #marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / MERCADO USADOS
A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses.
#marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade"
    6
    0
  • AGENDA / CAMINHADA A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março. #caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / CAMINHADA
A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março.
#caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    8
    0
  • AGENDA / EDUCAÇÃO Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h. #escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / EDUCAÇÃO
Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h.
#escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    14
    0
  • AGENDA / SAÚDE A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica. #saude #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / SAÚDE
A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica.
#saude #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    7
    0
  • Viemos à neve

    jornal_averdade: "Viemos à neve"
    68
    1
  • Viemos à neve!

    jornal_averdade: "Viemos à neve!"
    52
    0