Lousada: Autarquia edita obras literárias e oferece-as a alunos

Lousada: Autarquia edita obras literárias e oferece-as a alunos

As duas mais recentes obras literárias editadas pela Câmara Municipal de Lousada, que vão ser oferecidas aos alunos do 4º e 6º ano que frequentam as escolas do concelho, foram apresentadas recentemente.

São elas: “Cartas à minha terra”, um livro da autoria de José Fanha, com ilustrações de Rachel Caiano, e a “Incrível história dos bacalhaus voadores”, de António Torrado, com ilustrações de António Pilar.

lousada - autarquia edita obras literarias (4)

Segundo o presidente da Câmara, Pedro Machado, o projeto de edição de obras “tem sido bem acolhido desde a sua primeira edição, com a colaboração de Álvaro Magalhães e António Mota”.

O autarca acrescentou que “foi lançado o convite a José Fanha e António Torrado para participarem na segunda fase deste projeto. Sentimos a necessidade de diversificar a oferta aos alunos do 4.º e 6.º ano de escolaridade, sendo este um projeto ousado e inédito”.

Para concluir, o presidente da Câmara Municipal de Lousada, disse que “a promoção de hábitos de leitura junto da comunidade escolar assume-se como um dos pressupostos do Plano Municipal de Leitura instituído pela autarquia. Um concelho mais desenvolvido é, seguramente, reflexo da aposta que se faz nas pessoas. Desta forma, pessoas mais capacitadas, mais evoluídas e mais criativas são reflexo da aposta na edução e na cultura”.

Lousada é o centro da ação das duas novas obras. “Cartas à minha terra”, é um conjunto de cartas, onde se pode ler, por exemplo, a Carta Sobre os Senhores Romanos, a Carta Sobre o Pelourinho ou a Carta Sobre o Senhor Poeta Álvaro Feijó. A “Incrível História dos bacalhaus voadores” fala sobre a vontade do protagonista sobrevoar o concelho transformado em drone ou em bacalhau voador que, espalmado, parece ter mesmo aspeto.

António Torrado e José Fanha visitaram escolas

lousada - autarquia edita obras literarias (5)

José Fanha esteve, na sexta-feira, dia 13, na EB Boavista Silvares para apresentar a obra junto dos mais novos e autografar os livros. O escritor António Torrado visitou a EBS de Nevogilde, onde conjuntamente com o presidente da Câmara, distribuíram livros pelos alunos. No final, houve também tempo para a sessão de autógrafos.

lousada - autarquia edita obras literarias (2)

Há quatro anos que teve início a oferta de livros inéditos a alunos que estudam no concelho. “Contas do rio que corre”, de Álvaro Magalhães, teve como destinatários os alunos de 4º ano, e “O caderno de JB encontrado em Lousada” de António Mota, foi oferecido aos alunos que frequentavam o 6º ano.

Segundo divulgou a autarquia o objetivo destas ações, é “promover o livro e a leitura junto dos mais novos fomentando os hábitos de leitura”, daí as iniciativas realizadas em colaboração com a comunidade escolar.

 

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Facebook

Twitter

Instagram

Follow Me on Instagram
  • Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria

    jornal_averdade: "Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria"
    23
    1
  • D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar. #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar.
#marcodecanaveses #jornalaverdade"
    28
    0
  • Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje. #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje.
#jornalaverdade"
    30
    0
  • AGENDA / BTT O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril. Inscrições já disponíveis. #btt #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / BTT
O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril.
Inscrições já disponíveis.
#btt #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    11
    0
  • AGENDA / MERCADO USADOS A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses. #marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / MERCADO USADOS
A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses.
#marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade"
    6
    0
  • AGENDA / CAMINHADA A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março. #caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / CAMINHADA
A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março.
#caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    8
    0
  • AGENDA / EDUCAÇÃO Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h. #escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / EDUCAÇÃO
Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h.
#escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    14
    0
  • AGENDA / SAÚDE A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica. #saude #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / SAÚDE
A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica.
#saude #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    7
    0
  • Viemos à neve

    jornal_averdade: "Viemos à neve"
    68
    1
  • Viemos à neve!

    jornal_averdade: "Viemos à neve!"
    52
    0