Delegado de saúde alerta quanto aos riscos dos incêndios

Delegado de saúde alerta quanto aos riscos dos incêndios

O delegado de saúde e coordenador da Unidade de Saúde Pública ACeS Tâmega I – Baixo Tâmega, Almeida Pereira, alertou esta segunda-feira para os riscos dos incêndios no que diz respeito a saúde pública.

Nesse sentido, fez uma análise quanto aos riscos relativos aos poluentes e aos riscos relativos ao combate aos incêndios: desidratação, queimaduras, asfixias e até mesmo acidentes.

“Aquando da presença de um incêndio, as condições meteorológicas têm uma enorme influência na dispersão de partículas (maior ou menor presença de vento) e na combustão dos materiais. O monóxido de carbono, resultante da pirólise (quando há produtos derretidos mas não há chama) e/ou da combustão (quando algo arde por completo) entram na corrente sanguínea através dos pulmões, levando a uma redução da quantidade de oxigénio em circulação”, explicou o delegado de saúde.

Almeida Pereira chamou a atenção para o facto de se poderem desencadear-se e/ou agravar-se problemas respiratórios.

Os grupos mais vulneráveis são crianças, idosos, grávidas, utentes com problemas respiratórios e/ou cardíacos, bombeiros, trabalhadores ao ar livre e toda a população envolvida em zonas de incêndio.

Para prevenir os efeitos atrás referidos, devem ser seguidas as recomendações da Direção Geral da Saúde:

  • Evitar a inalação de partículas protegendo a boca e nariz com máscaras ou lenços húmidos;
  • Reduzir a atividade física e a utilização do tabaco. Se tem crianças não as deixe brincar na rua nem ir praticar desporto ao ar livre.
  • Deve ter particular atenção para as crianças com menos de 3 anos, porque a sua respiração é mais rápida que a dos adultos e trocam 2 vezes mais volume de ar que os adultos.
  • Permanecer no interior das habitações, mantendo as portas, janelas e tampas das lareiras fechadas Se necessário tapar frinchas existentes com panos molhados.
  • Se tiver sistemas de purificação de ar deve utilizá-los. Se tem ar condicionado deve colocar a opção de recirculação de ar tendo o cuidado de verificar se os filtros estão limpos, evitando deste modo que o ar exterior entre dentro de casa.
  • Se precisar de ir para a rua numa zona com fumo utilize um pano molhado para tapar o nariz e boca, de modo a evitar a inalação de partículas. No entanto tenha a noção que as mascaras usadas para proteger do pó, não são eficazes para proteger os seus pulmões das partículas finas do fumo. Permaneça perto do solo onde o calor e o fumo são menos intensos.
  • Se a temperatura está muito elevada dentro de casa e não tem ar condicionado recomenda-se procurar outro abrigo ou ser evacuada para zona com menos fumo.
  • Se permanecer em casa não fume, não acenda velas nem qualquer aparelho que funcione a gás ou a lenha, de modo a manter os níveis de oxigénio dentro de casa o mais elevado possível. Evite tudo o que pode aumentar a poluição dentro de casa.
  • Se tem de atravessar de carro uma zona com fumo mantenha as janelas e os ventiladores fechados, se o carro tiver ar condicionado, ligue-o em recirculação.
  • Perante uma atmosfera com fumo respire devagar, descontraia-se e não entre em pânico.
  • Os doentes cardíacos e respiratórios devem ter consigo a medicação de socorro e usá-la caso necessário.
  • Se tiver ou mantiver as queixas (ex. tosse intensa, falta de ar, peso no peito, tonturas e dores de cabeça) deve recorrer ao médico ou ao serviço de urgência mais próximo.
  • Num espaço isolado (confinado) o fogo consome o oxigénio rapidamente, diminuindo o seu conteúdo no ar inalado o que provoca a asfixia do indivíduo pelo que convêm evitar esta situação sendo evacuado rapidamente da zona. Mas se acontecer não entre em pânico coloque-se mais ao nível do solo, se tiver água molhe-se com ela e peça socorro.

 

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Facebook

Twitter

Instagram

Follow Me on Instagram
  • Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria

    jornal_averdade: "Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria"
    23
    1
  • D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar. #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar.
#marcodecanaveses #jornalaverdade"
    28
    0
  • Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje. #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje.
#jornalaverdade"
    30
    0
  • AGENDA / BTT O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril. Inscrições já disponíveis. #btt #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / BTT
O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril.
Inscrições já disponíveis.
#btt #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    11
    0
  • AGENDA / MERCADO USADOS A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses. #marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / MERCADO USADOS
A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses.
#marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade"
    6
    0
  • AGENDA / CAMINHADA A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março. #caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / CAMINHADA
A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março.
#caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    8
    0
  • AGENDA / EDUCAÇÃO Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h. #escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / EDUCAÇÃO
Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h.
#escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    14
    0
  • AGENDA / SAÚDE A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica. #saude #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / SAÚDE
A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica.
#saude #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    7
    0
  • Viemos à neve

    jornal_averdade: "Viemos à neve"
    68
    1
  • Viemos à neve!

    jornal_averdade: "Viemos à neve!"
    52
    0