Bienal Ibérica de Património Cultural realiza-se em Amarante

Bienal Ibérica de Património Cultural realiza-se em Amarante

No final desta semana, a cidade de Amarante recebe a AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural. De 13 a 15 de outubro, o Centro Histórico de Amarante será palco deste que é um evento pioneiro na promoção do setor, e que ocorre, de forma alternada, entre Portugal e Espanha. A edição de 2017 leva à cidade uma série de iniciativas relacionadas com o tema da Gestão Patrimonial e uma intensa programação cultural.  A entrada é livre.

A programação cultural da Bienal é bastante diversificada, serão realizadas visitas guiadas e visitas fora de horas ao Centro Histórico de Amarante e a alguns dos monumentos mais icónicos da Rota do Românico, entre igrejas e mosteiros. A música também terá lugar na Bienal, com a Orquestra do Norte e o Coro Anima Mea. Na Igreja de S. Gonçalo, OCUBO apresenta um espetáculo de video mapping. Todos estão convidados a participar na Corrida do Património, um urban trail pelos principais monumentos da cidade.

Na zona ribeirinha, estarão presentes cerca de 50 expositores do setor do património cultural, entre empresas de tecnologia, conservação e restauro, rotas culturais, projetos europeus, entre outros. Uma oportunidade para o estabelecimento de contactos entre profissionais do meio, mas também de divulgação dos bastidores de uma área de atuação normalmente desconhecida do grande público.

A par da dimensão expositiva, no dia 13 de outubro a Casa da Calçada acolhe o Seminário Internacional do evento, dedicado ao tema “Descentralização da Gestão Patrimonial” e que contará com a participação de agentes vindos de França, Espanha e Portugal. Ao longo dos 3 dias, decorrerão ainda outros workshops, debates e jornadas.

A AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural é promovida pela Rota do Românico, copromovida pela Junta de Castela e Leão e organizada pela Spira – revitalização patrimonial: uma iniciativa que resulta da fusão da Feira do Património com o evento espanhol AR&PA – Bienal de la Restauración y Gestión del Património.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta