Castelo de Paiva: ADEP volta a promover recriação histórica com feira do século XIX

Castelo de Paiva: ADEP volta a promover recriação histórica com feira do século XIX

 

A ADEP – Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural de Castelo de Paiva vai promover a 20ª edição da Feira do Século XIX, no próximo domingo, dia 9 de outubro, no Parque das Tílias, em Sobrado.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal e de diversas entidades da região.

O evento envolve diversas associações locais e procura recriar uma época através da representação de valores e tradições de outrora, explica nota da autarquia paivense. Este ano apresentam-se algumas novidades, como teatro de rua, a cargo do Grupo Cénico de Bairros, e a apresentação da Linha do Tempo, um trabalho que procura evidenciar o conhecimento da história mineira de Castelo de Paiva, sem esquecer o tradicional baile à moda antiga.

castelo de paiva - recriacao historica (3)

No documento de divulgação é ainda salientado que “a comercialização de produtos agrícolas, a presença de diversos artífices, a venda do artesanato regional e dos animais domésticos, a mostra dos utensílios agrícolas, as danças e costumes de outrora, o vinho novo e a cozinha tradicional da época e o baile à moda antiga são argumentos de peso e de grande interesse deste certame, onde a animação e a componente etnográfica, a participação de farsantes e charlatães em franca atividade, com a participação e envolvimento dos ranchos folclóricos do concelho, grupos de tocadores de concertina e de cantares ao desafio vão, certamente, merecer particular destaque”.

castelo de paiva - recriacao historica (4)

O programa começa pelas 10 horas, com abertura da feira, e animação assegurada pelo Rancho Folclórico de S. Martinho. Destaque ainda para algumas atividades etnográficas e uma prova de sabores, para além da demonstração de valências da ADEP. O museu “Primeiras Artes” e a “Casa dos Engenhos” vão estar abertas.

feira castelo de paiva

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta