Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Algas no rio Tâmega preocupam Município de Amarante

Algas no rio Tâmega preocupam Município de Amarante

 

Realizou-se na segunda-feira uma reunião de emergência convocada pelo presidente da Câmara Municipal de Amarante, devido ao aparecimento de algas na superfície do rio Tâmega.

A reunião contou com a presença, além de José Luís Gaspar, da vereadora com o pelouro do Ambiente, Dalila Ribeiro, do chefe de serviço do Município, José Vila Real, da delegada de Saúde Pública de Amarante, bem como de uma técnica de Saúde Ambiental do ACES-BT, do responsável local do SEPNA e um responsável dos Bombeiros de Amarante.

“As condições climatéricas registadas este ano, nomeadamente as temperaturas elevadas e a seca prolongada, com impacto direto no (baixo) caudal do Rio, propiciaram o ambiente favorável à rápida multiplicação e proliferação de algas na superfície da água, tal como se tem vindo a registar em condições idênticas ao longo dos anos”, justificou a autarquia.

Em comunicado, informa ainda que, em conjunto com as competentes e com os Municípios a montante e a jusante do Rio Tâmega, “está a proceder às diligências necessárias para averiguar os constrangimentos e riscos provenientes da acumulação de algas para a Saúde Pública”. A edilidade está também a aguardar o resultado da análise à amostra da água recolhida por solicitação da Agência Portuguesa do Ambiente (Delegação do Norte).

A Câmara Municipal desaconselha, até ordem em contrário, à prática de banhos e pesca no rio Tâmega.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta