Baião assinalou 10 anos de Assembleia Municipal de Jovens

Baião assinalou 10 anos de Assembleia Municipal de Jovens

 

A Assembleia Municipal de Jovens de Baião cumpriu 10 anos de existência, momento que foi comemorado com uma cerimónia realizada a 8 de julho, na Escola Secundária de Baião.

A ocasião contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que deixou palavras de encorajamento aos jovens.

“Este é um projeto da Assembleia Municipal, acarinhado pela Câmara Municipal, em parceria com os três agrupamentos de escolas, mas independentemente do que aconteça por todos os decisores nestas instituições este projeto é vosso, de cada um de vós”, disse o governante.

Tiago Brandão Rodrigues defendeu a continuidade do projeto e agradeceu o trabalho desenvolvido por todos.

Primeiro, pelo presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho, que “deste sonho fez um verdadeiro triunfo”, considerou. Os agradecimentos estenderam-se depois “às instituições e escolas, mas acima de tudo a vocês, por esta audácia de aceitarem ser cidadãos em toda a plenitude. Instigados por outros mas movidos, acima de tudo, pela vossa preocupação e por entenderem que Baião tem de ser um sítio melhor, também pela vossa participação”, frisou o ministro.

A efeméride foi ainda assinalada com o lançamento de um livro comemorativo, que contém transcrições de todas as sessões de Assembleia Municipal de Jovens, desde 2008.

Para José Pinho, presidente da Assembleia Municipal de Baião e dinamizador da iniciativa, a Assembleia Municipal de Jovens é um projeto “inovador e de verdadeira formação cívica e de cidadania dos jovens alunos”.

“Ao abrirmos este espaço e realizando 10 Assembleias Municipais de Jovens, desde 2008 a 2017, estamos convencidos que com este registo e esta memória de futuro demos um contributo muito importante e significativo, pelo menos em duas vertentes essenciais daquilo que deve ser a educação e a formação: por um lado tirar a carga negativa e despirmos um pouco os preconceitos que muitas vezes os jovens vivem, e que são transmitidos pelos mais velhos, relativamente àquilo que é a ação política e ao papel dos políticos e das pessoas que estão na vida e causa pública ao longo de anos; e por outro lado, permitirmos que com a sua irreverência, com a sua perspicácia, com o fruto do seu trabalho e da sua reflexão em grupo, tivéssemos aqui, ao longo dessas sessões, reflexões muito importantes, muito interessantes e significativas para todos e cada um de nós”, salientou.

baiao - assembleia de jovens (1)

“Ao longo dos 10 anos que esta iniciativa já leva, cerca de 450 jovens do nosso concelho tiveram a oportunidade de intervir civicamente e de exporem as usas ideias sobre Baião, sobre o país, sobre a Europa e o mundo e sobre a sociedade em que vivemos, com o apoio atento dos diretores dos três agrupamentos de escolas e de várias dezenas de professores”, enalteceu Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião.

O autarca salientou ainda o empenho mostrado pelos jovens que “ano após ano se superaram nas temáticas trazidas a discussão e nas soluções apresentadas”.

“Desejo que nunca percam a vontade de mudar o mundo, que é tão forte nas idades em que foram, ou venham a ser, jovens deputados municipais”, transmitiu Paulo Pereira.

O evento contou com um painel dedicado à História Económica e Social de Baião, a cargo do coordenador da investigação, Lino Tavares Dias.

Estiveram ainda presentes alunos e diretores dos três Agrupamentos de Escolas do concelho.

baiao - assembleia de jovens (2)

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Facebook

Twitter

Instagram

Follow Me on Instagram
  • Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria

    jornal_averdade: "Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria"
    15
    1
  • D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar. #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar.
#marcodecanaveses #jornalaverdade"
    25
    0
  • Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje. #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje.
#jornalaverdade"
    27
    0
  • AGENDA / BTT O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril. Inscrições já disponíveis. #btt #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / BTT
O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril.
Inscrições já disponíveis.
#btt #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    11
    0
  • AGENDA / MERCADO USADOS A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses. #marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / MERCADO USADOS
A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses.
#marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade"
    6
    0
  • AGENDA / CAMINHADA A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março. #caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / CAMINHADA
A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março.
#caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    8
    0
  • AGENDA / EDUCAÇÃO Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h. #escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / EDUCAÇÃO
Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h.
#escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    13
    0
  • AGENDA / SAÚDE A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica. #saude #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / SAÚDE
A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica.
#saude #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    7
    0
  • Viemos à neve

    jornal_averdade: "Viemos à neve"
    67
    1
  • Viemos à neve!

    jornal_averdade: "Viemos à neve!"
    51
    0