10 de Junho: Jovem de Baião vai ser condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa

10 de Junho: Jovem de Baião vai ser condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa

Tiago da Silva Portela é primeiro-cabo no Primeiro Batalhão de Infantaria Mecanizada Rodas e acabou de chegar a Portugal depois de ter estado vários meses numa missão da NATO no Kosovo. As funções desempenhadas durante a missão impressionaram a equipa e Marcelo Rebelo de Sousa decidiu condecorá-lo no próximo dia 10 de junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A Medalha de Mérito Militar distingue “os militares que revelem excecionais qualidades e virtudes militares, pela afirmação constante de elevados dotes de carácter, lealdade, abnegação, espírito de sacrifício, de obediência e competência profissional”.

É precisamente por isto que Tiago Rafael Portela se revelou merecedor da Medalha de Mérito Militar e também pela “forma cuidada e atenta, especialmente nas condições difíceis” como desempenhou a sua função de condutor de viatura blindada de rodas Pandur.

tiago-baiao-02

“Realça-se o elevado patriotismo, espírito de corpo e sentido do dever que o primeiro-cabo Portela exorta diariamente, sendo um elemento positivamente influenciador no que concerne aos seus pares. Pela sua excecional conduta é um distinto exemplo da competência e brio do soldado português”, lê-se na nota da Presidência da República enviada há minutos às redações.

Na mesma nota, é referido que Tiago Silva Portela “evidenciou elevados conhecimentos técnicos que contribuíram para o sucesso da sua Força, participando ativamente e sendo um elemento de destaque nos variados exercícios”.

Tiago da Silva Portela é natural de Ancede, concelho de Baião, e é o único militar do Exército a ser condecorado.

tiago-baiao-01

3 comentários
Susana Ferrador
CONTRIBUTOR
PERFIL
banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

3 Comentários

  • José Pinto Nogueira
    9 Junho, 2017, 7:58

    Parabéns ao Cabo Portela pelo êxito alcançado e obrigado por ser mais um daqueles que contribuem para o reconhecimento desta linda terra que é Baião. Grande abraço.

    REPLY
  • Carlos Ventura
    9 Junho, 2017, 10:04

    Muitos parabéns. Excelente reconhecimento. Viva Baião.

    REPLY
  • Francisco Pereira
    9 Junho, 2017, 10:49

    Sim, estou emocionado! São notícias como esta que me fazem dizer: que orgulho sinto em ser ancedense/baionense! Embora viva no Porto há já mais de 30 anos, nunca esqueci a terra que me viu nascer! Sempre que posso, estou presente! Confesso que não conheço pessoalmente o Tiago, mas conheço toda a sua família, desde os seus bisavós maternos! Éramos como uma família! E quando assim é, fica-se realmente regozijado/emocionado por ver um conterrâneo ter um papel altruísta! Daí que me atreva a dizer: "A grandeza do homem não está no seu porte físico ou na riqueza que possa possuir, mas sim no seu caráter e altruísmo". Bem hajas, Tiago.

    REPLY

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.