CIM Tâmega e Sousa vai passar a gerir transportes públicos da região

CIM Tâmega e Sousa vai passar a gerir transportes públicos da região

Está a decorrer no Hotel INATEL, em Entre-os-Rios,  Penafiel, um seminário inerente à temática dos transportes e da mobilidade sustentável. A iniciativa foi organizada pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em articulação com os 11 municípios que a integram, após ter desenvolvido um Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) do Tâmega e Sousa. Com este plano a CIM vai passar a gerir os transportes públicos do território.

A abertura do seminário esteve a cargo de Antonino Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, que alertou para a necessidade de um plano de mobilidade bem refletido para a região do Tâmega e Sousa, que alberga mais de 430 mil habitantes.

“É necessário ter em conta a economia de baixo teor de emissões de carbono, desenhando soluções de transporte mais eficientes em termos energéticos e mais amigas do ambiente”, salientou.

CIM-TS-TRansportes-027

O autarca considera que o PAMUS do Tâmega e Sousa é “essencial para a coesão do nosso território”, criticando que as soluções de transportes a implementar tenham de ser pagas apenas pelos seus cidadãos, “pois não dispomos de transportes pagos por todos os cidadãos do país, como é o caso do Metro ou os STCP. Quando ouvimos falar em mais estações de metro para a capital, ficamos a pensar ‘que país é este e a quantas velocidades ele funciona?’”, referiu.

Ainda no seu discurso, Antonino de Sousa lembrou as grandes obras em falta na região do Tâmega e Sousa, a começar pelo IC35 “que tarda em chegar”. Lembrou ainda a necessidade de concluir a variante à EN22 a Castelo de Paiva, a ligação à ponte da Ermida em Baião, a ligação de Celorico de Basto à A7, a conclusão da ligação entre Marco de Canaveses e Cinfães, bem como a conclusão da eletrificação da linha do Douro.

Alírio Costa, primeiro secretário da CIM do Tâmega e Sousa, apresentou de seguida o Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável do Tâmega e Sousa, documento que pretende implementar uma verdadeira autoridade de transportes na região. Ou seja, a competência dos transportes no Tâmega e Sousa vai deixar de estar centralizada no IMT, passando a ser gerida pela CIM, que será a única entidade com competências na área. A publicação oficial desta alteração deverá acontecer já em junho deste ano, anunciou aquele responsável.

CIM-TS-TRansportes-026

Alírio Costa salientou que a região vive uma elevada mobilidade, com um fluxo elevado de população que diariamente entra e sai do território. “Há mais gente a sair do que a entrar no território diariamente, à exceção do município de Felgueiras”, referiu, sendo que Lousada, Felgueiras, Paços de Ferreira e Penafiel “são os municípios que mais pessoas recebem diariamente, oriundos de outros territórios, como a zona do Ave e da Área Metropolitana do Porto”.

“O objetivo é que a nova rede de transportes públicos esteja em funcionamento em dezembro de 2019, testando as primeiras soluções já no terreno no decorrer de 2018”, referiu.

Alírio Costa divulgou aos presentes que os principais objetivos passam pela utilização cada vez maior dos transportes públicos, bem como uma maior utilização das ciclovias, permitindo mais ligações em bicicleta ou pedonais.

É também intenção da CIM-TS criar um bilhete único “Tâmega e Sousa”, que possa ser utilizado em vários transportes disponíveis na região, com melhores ligações entre as vias rodoviárias e ferroviárias.

Uma das novidades que a comunidade intermunicipal pretende implementar é o transporte a pedido, especialmente nas zonas menos habitadas e que não são servidas por transportes regulares.

No novo plano de transportes, está também incluído a criação de um sistema de informação em tempo real em toda a região do Tâmega e Sousa.

O programa continuou com o primeiro debate, sendo que a sessão continua durante a tarde. Serão debatidos temas como o planeamento, a gestão e a mobilidade e acessibilidade sustentáveis, bem como a descentralização da concessão de transportes.

seminario-transportes-cim

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Facebook

Twitter

Instagram

Follow Me on Instagram
  • Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria

    jornal_averdade: "Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria"
    23
    1
  • D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar. #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar.
#marcodecanaveses #jornalaverdade"
    28
    0
  • Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje. #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje.
#jornalaverdade"
    30
    0
  • AGENDA / BTT O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril. Inscrições já disponíveis. #btt #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / BTT
O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril.
Inscrições já disponíveis.
#btt #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    11
    0
  • AGENDA / MERCADO USADOS A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses. #marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / MERCADO USADOS
A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses.
#marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade"
    6
    0
  • AGENDA / CAMINHADA A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março. #caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / CAMINHADA
A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março.
#caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    8
    0
  • AGENDA / EDUCAÇÃO Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h. #escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / EDUCAÇÃO
Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h.
#escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    14
    0
  • AGENDA / SAÚDE A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica. #saude #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / SAÚDE
A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica.
#saude #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    7
    0
  • Viemos à neve

    jornal_averdade: "Viemos à neve"
    68
    1
  • Viemos à neve!

    jornal_averdade: "Viemos à neve!"
    52
    0