Exposição Escultura de Raiz no Museu Municipal de Resende até dia 7 de maio

Exposição Escultura de Raiz no Museu Municipal de Resende até dia 7 de maio

Foi inaugurada no dia 10 de março a exposição “Escultura de Raiz” que tem o mesmo nome do grupo de três artistas que esculpiram as várias peças que podem ser observadas na sala de exposições temporárias do Museu Municipal de Resende. Na sua maioria, as peças de arte são de pequena e média dimensão, feitas em aço.

Sandra Pinto, vereadora da Cultura do Município de Resende, explicou que a oportunidade de apresentar esta exposição surgiu “no âmbito da programação da sala de exposições temporárias”, acrescentando que resolvemos trazer uma exposição de escultura porque temos uma preocupação que é, de facto, mostrar as diversas técnicas que os artistas usam, seja em fotografia, em pintura ou escultura”.

escultura-museu-resende-(1)

“Esta exposição parece-nos de muita qualidade, os artistas que aqui vão estar patentes até maio são pessoas que já trabalham há bastante tempo juntos, têm um currículo vasto de exposições por todo o país e é uma mais valia podermos contar com a presença neste espaço nobre, um espaço de memória do nosso concelho mas que também é um espaço virado para o futuro e que cumpre uma função pedagógica e cultural no acesso à oportunidade de estar em contato com a arte, quer para a população de Resende quer para todos aqueles que nos visitam”, disse Sandra Pinto.

Ângelo Ribeiro formou com Moisés Tomé e João Macedo, dois colegas de faculdade, o grupo “Escultura de Raiz” na década de 1990.

Apesar do trabalho em conjunto, Ângelo refere que “cada um pensa de maneira diferente e embora em termos técnicos o trabalho seja muito semelhante, em termos de linguagem plástica cada um tem a sua e é isso que nos distingue”.

Questionado sobre as expectativas que tem para o decorrer da exposição, o artista revela esperar que quem venha visitar goste e se identifique com as peças, contribuindo assim “para que as pessoas comecem a consumir arte”, referiu o escultor Ângelo Ribeiro.

escultura-museu-resende-(2)

Por outro lado, o escultor Moisés Tomé diz que as expectativas foram logo superadas na inauguração. “Ver esta gente toda aqui na inauguração já foi ótimo porque é isto que nós pretendemos: trazer a escultura a pessoas que não têm acesso a ela no seu dia-a-dia”.

A questão das poucas visitas a locais de arte em concelhos como Resende já não é nova.

O Presidente da Câmara de Resende esteve também presente na inauguração, e garantiu que a autarquia faz o que pode para atrair visitantes ao museu do concelho. “Temos aqui um espaço com muita dignidade para receber as obras dos artistas e é pena que a nossa comunidade não frequente este espaço”, lamentou Garcêz Trindade.

escultura-museu-resende-(3)

“Nós fazemos o que podemos, temos exposições praticamente em permanência, temos todo o gosto em convidar os artistas a expor aqui. É um espaço em que a cultura está presente diariamente e está disponível principalmente para todos os resendenses. Temos feito a divulgação possível para sensibilizar as pessoas a visitarem e também a apreenderem o orgulho que é ter uma sala destas num concelho como Resende e que tem sido elogiada pelos artistas que têm cá passado”, explicou Garcêz Trindade, conhecedor do problema que é a falta de visitantes para o Museu.

A exposição intitulada “Escultura de Raiz” vai estar patente no Museu Municipal de Resende até ao próximo dia 7 de maio e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira no período das 9h00 até às 12h30 e entre as 13h30 e as 17h00. Para visitas aos sábados, domingos e feriados terá que ser feita uma marcação prévia.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Facebook

Twitter

Instagram

Follow Me on Instagram
  • Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria

    jornal_averdade: "Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria"
    14
    0
  • D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar. #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar.
#marcodecanaveses #jornalaverdade"
    24
    0
  • Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje. #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje.
#jornalaverdade"
    27
    0
  • AGENDA / BTT O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril. Inscrições já disponíveis. #btt #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / BTT
O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril.
Inscrições já disponíveis.
#btt #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    11
    0
  • AGENDA / MERCADO USADOS A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses. #marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / MERCADO USADOS
A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses.
#marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade"
    6
    0
  • AGENDA / CAMINHADA A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março. #caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / CAMINHADA
A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março.
#caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    8
    0
  • AGENDA / EDUCAÇÃO Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h. #escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / EDUCAÇÃO
Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h.
#escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    13
    0
  • AGENDA / SAÚDE A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica. #saude #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / SAÚDE
A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica.
#saude #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    7
    0
  • Viemos à neve

    jornal_averdade: "Viemos à neve"
    66
    1
  • Viemos à neve!

    jornal_averdade: "Viemos à neve!"
    51
    0