Consumidor: DECO lança campanha “Vendas à minha porta NÃO!”

Consumidor: DECO lança campanha “Vendas à minha porta NÃO!”

A DECO recebe, todos os anos, cerca de quatro mil reclamações sobre vendas porta-a-porta, com prejuízos económicos para os consumidores, refere a instituição.

“Desde a década de 90 que a DECO recebe reclamações de consumidores alvo destas práticas comerciais desleais. Hoje assistimos a milhares de vendas de contratos de fornecimento de serviços públicos essenciais, como a energia e as telecomunicações, feitas à porta do cidadão. É altura de combater este flagelo”, reivindica a Diretora Geral da DECO, Ana Tapadinhas

Antecipando o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, comemorado a 15 de março, a DECO pretende informar todos os consumidores do que devem exigir aos vendedores, obrigando-os a prestar-lhe os esclarecimentos que entender ou simplesmente a retirar-se da sua porta.

A campanha vendas à minha porta NÃO! é lançada hoje. A DECO disponibiliza um vídeo que reforça a importância de estar informado quando abrir a porta a este tipo de vendas e um “pendurante” que o consumidor poderá descarregar gratuitamente através do nosso site e colocar na sua porta.

Veja o vídeo

Defender os direitos e legítimos interesses dos consumidores, contribuir para resolver os seus problemas e apoiá-los no exercício desses direitos tem sido a nossa missão há já 43 anos. A DECO aposta na proximidade e apoio ao consumidor por todo o País. As delegações regionais, como a DECO Norte, permitem um aumento da nossa intervenção pública, promovendo um consumidor mais informado, consciente e protegido.

A DECO Norte está situada no Porto e estende os seus serviços de informação e apoio ao consumidor da Região do Tâmega e Sousa através dos protocolos estabelecidos com as seguintes autarquias: Câmara Municipal de Amarante; Câmara Municipal de Castelo de Paiva; Câmara Municipal de Felgueiras (educação para o consumo);Câmara Municipal de Marco de Canaveses; e Câmara Municipal de Penafiel.

1 comentário
A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

1 Comentário

  • António Silva (Penafiel)
    20 Março, 2017, 17:17

    Bem, há coisas em que eu muito séptico.
    Seja por um ou outro pedido de ajuda que não chegou, seja pela ineficácia dos GOVERNOS que deixam andar. Quando querem intervir já passou o tempo.
    Mas, não é só na porta-a-porta.
    Situações de venda em que apenas se quer fazer uma pergunta, sobre um artigo, e se saímos carregadíssimos de problemas.
    Quanta falta de coragem para defenderem, realmente os cidadãos/pagantes.
    É que já pagamos tanto, bem podíamos ser melhor defendidos pelos governantes.
    Que fazem eles?
    Bem, a DECO vai fazendo o que pode! Bem haja.
    ANTONIO SILVA – PENAFIEL

    REPLY