Mais de 1500 pessoas visitaram Feira do Emprego de Paredes

Mais de 1500 pessoas visitaram Feira do Emprego de Paredes

A 8ª edição da InVista – Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo de Paredes contou com cerca de 50 expositores e mais de 1500 visitantes. O certame decorreu na Praça José Guilherme, no passado fim-de-semana.

Empresas, escolas, universidades, IPSS, Exército ou IEFP foram alguns dos expositores presentes, oferecendo um vasto leque de ofertas educativas, formativas e profissionais.

As escolas concelhias estiveram particularmente envolvidas no evento, com o Curso Profissional de Turismo da Escola de Rebordosa a participar, no primeiro dia, na receção aos convidados e na distribuição do bolo, que foi confecionado pelo chef Fernando do Curso de Cozinha da E/B 2.3 de Paredes.

invista-feira-emprego-paredes-(2)

O Curso de Animação da Escola Secundária de Vilela participou através de apresentações de mimos, lançadores de fogo e estátuas vivas ao longo dos três dias do certame.

Durante o primeiro dia da feira foram ainda organizadas duas atividades na Biblioteca Municipal de Paredes, ambas em parceria com o IEFP e abertas a pessoas dos 18 aos 40 anos, tendo como habilitações mínimas o 9º ano de escolaridade: a primeira, designada “Kit Emprega-te”, contou com a participação de 40 pessoas, número idêntico ao das presenças na segunda, que consistiu numa sessão de esclarecimento sobre microcrédito promovida pela Associação Nacional de Direito ao Crédito e pelo Millennium BCP.

Na tarde de sábado e, no âmbito da Young Business School da Casa de Juventude de Paredes, foi também dinamizada uma sessão sobre finanças pessoais com dois especialistas para cerca de 40 participantes: Luís Baltar, da Caixa Geral de Depósitos, falou sobre gestão de orçamentos familiares e dos jovens; e Luís Silva, do Banco Best, falou sobre investimentos.

“Queremos que a situação melhore para aqueles que estão desempregados e que os jovens tomem as suas decisões e façam as suas opções de forma mais informada possível. Aproveito também para agradecer todo o empenho posto pela equipa do CLDS 3G – Horizontes de Inclusão na organização deste evento”, mencionou Hermínia Moreira, vereadora da Ação Social, na sessão de abertura da InVista 2017.

Celso Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paredes, realçou a importância do certame. “Ao longo destas oito edições, tivemos o início de uma crise, um resgate financeiro externo e chegámos, no pior momento, em 2013, aos 23% de desemprego. Hoje, estamos abaixo da média nacional, com 9,5%. Este evento contribuiu de certeza absoluta para reduzir o desemprego e oferecer oportunidades aos munícipes”, destacou.

A iniciativa foi uma parceria entre a Câmara Municipal de Paredes e o CLDS Horizontes de Inclusão.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta