Visite Comigo: Fam Trip visitou territórios do Douro Verde

No último fim-de-semana o Visite Comigo esteve presente, juntamente com a comitiva de operadores turísticos vindos da Galiza, numa iniciativa do Turismo do Porto e Norte, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM).

Tratou-se de um programa turístico na região chamada Douro Verde, com o intuito de dinamizar o turismo nesta região e além-fronteiras.

A comitiva foi representada por: Cláudia-CIM, Cristina Mendes e Isabel Castro – TPNP, José Maia-Outside Porto, Vera e Thiago – Emotions Celorico, Visite Comigo, Simply Travel, Galicia Holiday, Halcon Galicia,Yu Travel, Five Sensations, Siente Galicia, VIO Viajes, Halcón de Lugo juntamente com o Clúster de Turismo de Galicie.

Teve início no dia 19 e terminou no dia 21. A visita começou no município de Lousada, onde fomos recebidos pela vereadora Cristina Moreira, um território onde se respira qualidade de vida. Quem visita tem o privilégio de deixar-se levar pela riqueza cultural, patrimonial, histórica e render-se aos encantos da natureza. Foi um dia incrível, tivemos a oportunidade de, ao som da natureza, participar num workshop na Quinta da Lourosa, acompanhada pela enóloga Joana Castro, uma quinta onde se respira e se respeita a tradição de família e a cultura ao vinho.

E claro que eu não posso deixar de mencionar a nossa passagem pelo XVIII Festival das Camélias, um evento que já uma identidade neste território.

visite-comigo-fam-trip

Logo mesmo ao lado de Lousada, fomos recebidos confortavelmente pelo município de Penafiel. Já era noite quando chegamos ao Hotel Park Penafiel. Esse destino guarda bons segredos e preciosas relíquias como a Quinta da Aveleda, que não é por acaso que é considerada um dos maiores jardins botânicos nacionais e tem a classificação de Monumento Nacional já desde 1910.

Com os seus jardins românticos que encantam os seus visitantes, gerido pela família Guedes, desde 1870, confesso que ficamos todos surpreendidos e encantados, não só pelos famosos vinhos verdes produzidos por esta Quinta, mas também por saber que está mesmo próxima do centro urbano de Penafiel, e saber que existe um lugar que preserva uma natureza viva.

visite-comigo-fam-trip-(4)

Não ficamos por ali e seguimos para outro tesouro escondido, a aldeia de Quintandona, classificada como Aldeias de Portugal. É uma aldeia enquadrada na natureza e que preserva toda a sua história e tradição, com as suas casas em xisto, granito e lousa, que lhe atribui uma identidade própria, nesta região.

visite-comigo-fam-trip-(2)

Uma aldeia pequena, mas que a torna grande e diferenciada, pois mantém bem viva a famosa Festa do Caldo e a arte do Teatro.

Mesmo com o “olhar ofuscado” pelos encantos desta linda aldeia, tínhamos que seguir para o município de Marco de Canaveses que aguardava por nós. Fomos recebidos calorosamente no restaurante Albufeira, debruçado no Tâmega, pelas entidades do turismo deste destino e também pelo presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira. Marco de Canaveses apresentou aos visitantes o que tem de melhor na excelente gastronomia regional, além dos famosos doces regionais, o que já são uma marca neste destino.

Tongobriga foi a nossa próxima paragem, classificada como Aldeias de Portugal, um destino que remonta há mais de dois mil anos de história, era preciso visitar e desvendar os segredos dos romanos na zona habitacional, nos balneários, sauna.

Tivemos uma aula muito cultural e histórica, que nos levou numa viagem de volta ao passado. O património religioso da Igreja de Santa Maria, não passou despercebido, com uma arquitetura contemporânea, de autoria do arquiteto Siza Vieira, que surpreendeu os visitantes, num espaço criado com luz natural, a cor branca das paredes, onde predomina o som da água que percorre a pia de granito ao fundo da igreja.

visite-comigo-fam-trip-(9)

Fomos bem recebidos pela Dolmen para conhecer os produtos da região, de seguida seguimos para Castelo de Paiva, onde fomos muito bem recebidos também pelo presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, e pela entidade do turismo. Confortamos o estômago no restaurante Dona Amélia, saboreamos a gastronomia regional com a saborosa vitela arouquesa, consagrada com a Denominação de Origem Protegida desde 1994.

Um destino que reservava para os seus visitantes alguma aventura, mas antes era preciso descansar, o rio Paiva, aguardava por nós no dia seguinte. Fomos recebidos pelo sr. Lino Lopes, representante do turismo rural Rio Moment´s, localizado junto a um dos rios mais limpo da Europa, envolvido por uma natureza linda e selvagem.

Logo cedo estava tudo preparado, era hora do rafting. Muitos aguardavam o momento de percorrer pelas águas bravas do rio Paiva. O grupo estava bem animado e aproveitou ao máximo a passagem por Castelo de Paiva.

visite-comigo-fam-trip-(3)

A Fam Trip já estava a chegar ao fim, mas ainda tinha mais um destino à nossa espera, vizinho de Castelo de Paiva.

Cinfães recebeu-nos também calorosamente pelo vereador Serafim Rodrigues e pelo Dr. Carlos Felix, com uma oferta muito ampla na gastronomia e doces. Tivemos o privilégio de desfrutar e saborear da vitela arouquesa com vista lindíssima e panorâmica no Solar de Montemuro, um verdadeiro cartão postal.

visite-comigo-fam-trip-(5)

Assim como noutros destinos a presença do rio é muito importante e em Cinfães não é diferente, o rio Bestança é um excelente trunfo que Cinfães tem nas mãos. Este destino encanta conjugado com a serra de Montemuro, torna este destino paragem obrigatória. Muitos têm sido os projetos desenvolvidos para projetar Cinfães no mundo e tornar este destino inigualável na região do Douro Verde.

Visite Comigo | Site | Facebook | Instagram

Flávia de Paula
CONTRIBUTOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Facebook

Twitter

Instagram

Follow Me on Instagram
  • Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria

    jornal_averdade: "Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria"
    23
    1
  • D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar. #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar.
#marcodecanaveses #jornalaverdade"
    28
    0
  • Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje. #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje.
#jornalaverdade"
    29
    0
  • AGENDA / BTT O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril. Inscrições já disponíveis. #btt #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / BTT
O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril.
Inscrições já disponíveis.
#btt #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    11
    0
  • AGENDA / MERCADO USADOS A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses. #marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / MERCADO USADOS
A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses.
#marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade"
    6
    0
  • AGENDA / CAMINHADA A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março. #caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / CAMINHADA
A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março.
#caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    8
    0
  • AGENDA / EDUCAÇÃO Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h. #escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / EDUCAÇÃO
Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h.
#escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    14
    0
  • AGENDA / SAÚDE A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica. #saude #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / SAÚDE
A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica.
#saude #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    7
    0
  • Viemos à neve

    jornal_averdade: "Viemos à neve"
    68
    1
  • Viemos à neve!

    jornal_averdade: "Viemos à neve!"
    52
    0