INEM: SIV de Cinfães serve a população há quatro anos

INEM: SIV de Cinfães serve a população há quatro anos

O Suporte Imediato de Vida de Cinfães completou quatro anos de serviço à população. O auxílio é prestado por cinco técnicos de emergência pré-hospitalar, três enfermeiros do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) e cinco enfermeiros do Serviço de Urgência Básica.

Durante os últimos quatro anos o trabalho desenvolvido tem sido “gratificante”, revelou ao Jornal A Verdade o enfermeiro Ricardo Ribeiro.

“É gratificante podermos ajudar as pessoas todos os dias. Fazemos a diferença, viemos acrescentar à região um meio diferenciado que antes não existia”, constatou.

Mas engane-se quem pensar que a equipa da SIV de Cinfães apenas presta socorro. Recentemente, os profissionais têm apostado na aproximação à população através de publicações de vídeos e fotos na página que criaram na rede social ‘Facebook’.

“Criamos uma página da nossa ambulância onde fomos colocando imagens do que acontecia no dia-a-dia e fomos evoluindo aos poucos. As pessoas foram gostando, foram partilhando, foram fazendo ‘gosto’, foram seguindo e nós temos adaptado a nossa experiência com a aprendizagem”, explicou o enfermeiro, acrescentando que as redes sociais são um meio fácil de “transmitir a mensagem”.

“Se pudermos ensinar alguma coisa melhor ainda, é esse o último objetivo: apostar em cada vez melhores cuidados. Uma população informada é uma população que cuida melhor dela própria e o nosso trabalho fica facilitado”, salientou Ricardo Ribeiro. Em suma, “a página serve para fortalecer a relação que as pessoas têm connosco e a sua confiança. Desta forma conseguimos prestar cuidados de excelência”, considerou.

O fenómeno é tal que o sucesso das publicações ultrapassou os limites geográficos da região.

“Pessoas da comunidade local e de fora, de Portugal em geral, têm dito que têm gostado do nosso trabalho e partilham muito”, confirmou Bruno Camarada, técnico de emergência pré-hospitalar. “Acima de tudo estão contentes porque, apesar de fazermos pré-hospitalar e socorrermos com qualidade, as pessoas adoram a nossa página e isso para nós é o mais importante”, disse ainda.

cinfaes - aniversario siv (2)

A área de abrangência da SIV de Cinfães engloba Marco de Canaveses, Resende, Castro Daire, Baião e, claro está, o concelho de Cinfães.

Reconhecendo a “importância primordial” do trabalho realizado no território, Armando Mourisco, presidente da Câmara Municipal de Cinfães, e que também fez parte da equipa inicial da SIV, destacou que a equipa “é muito bem preparada, com formação de excelência administrada pelo INEM” e desejou que a mesma tenha continuidade.

“Que continue com esta força, com esta dinâmica e com esta preparação que é fundamental para termos uma qualidade de serviço de saúde, sobretudo naquilo que é a emergência essencial. Muita força para esta equipa e que ela se mantenha por muitos anos com o nível de qualidade que nos traz até aos dias de hoje”, transmitiu.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.