Criação de Centro de Interpretação Ambiental e Patrimonial do Vale do Rio Mezio venceu o OPJ de Lousada

Criação de Centro de Interpretação Ambiental e Patrimonial do Vale do Rio Mezio venceu o OPJ de Lousada

A proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem deste ano em Lousada foi a “Criação do Centro de Interpretação Ambiental e Patrimonial do Vale do Rio Mezio – Moinho da Devesa 1 (Nevogilde)”, que tem como base a recuperação integral de um moinho de água e envolvente convertendo-o num espaço de interpretação ambiental e patrimonial.

A vitória foi anunciada no dia 6 de janeiro, na comemoração do aniversário do Espaço AJE.

Para Pedro Machado, o presidente da Câmara Municipal, é importante “enaltecer que todas as propostas apresentadas pelos jovens lousadenses se revelam de grande valia. A proposta vencedora associa a preocupação pela defesa do ambiente e também pela recuperação e valorização do património”.

Acrescentou ainda que “existe um trabalho iniciado pela autarquia onde os moinhos se assumem como património de elevado potencial. Assim, após concluirmos o trabalho da identificação de moinhos com interesse pretendemos criar uma rota turística associada. Este projeto que foi o mais votado acaba por ir de encontro à estratégia da autarquia para o futuro”.

Por fim, o presidente reconheceu que o grande desafio passa pelo terceiro ano em “envolver a juventude Lousadense na apresentação de propostas e também a população em geral para participar através da votação.”

lousada-orcamento-jovem-1

Em representação do grupo de jovens que apresentou o projeto, Luís Cunha afirmou que “o primeiro passo é o agendamento de uma reunião com a Câmara Municipal, para que as ações sejam concertadas entre ambas as partes”.

O projeto é composto por duas fases sendo “primeira a aquisição do moinho que é o objeto principal do trabalho a desenvolver. Segue-se a reabilitação do moinho e da área envolvente. Nesta fase está ainda projetada a edificação de um centro de interpretação e a rearborização da área envolvente que se encontra bastante degradada”.

Estiveram a concurso 12 propostas.

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta