Concelhos do Tâmega fazem parte do roteiro “Cidadania em Portugal” na próxima semana

Concelhos do Tâmega fazem parte do roteiro “Cidadania em Portugal” na próxima semana

Entre os dias 5 e 10 de dezembro os concelhos do Tâmega vão fazer parte do roteiro “Cidadania em Portugal”, a iniciativa do Governo, em parceria com a ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local que teve início a 24 de outubro – Dia Municipal para a Igualdade.

Vai percorrer todo o país até ao dia 30 de junho de 2017 tendo como propósito desafiar as redes e as comunidades locais de todo o país a uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre cidadania e participação cívica.

A equipa do projeto percorre o país numa carrinha, devidamente equipada com recursos lúdico-pedagógicos, para apoiar a dinamização de atividades propostas por redes locais.

No dia 5 de dezembro as atividades vão decorrer em Celorico de Basto. Entre as 10h30 e as 12h30, irá decorrer a dinâmica de grupo Educação para a Cidadania, no Centro Cultural Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. Das 14h30 Às 16h30 será a vez da dinâmica de grupo Saúde e Qualidade de Vida no Centro Social Paroquial de Arnoia/Universidade Sénior De Celorico de Bastos.

No dia 6, será a vez de Castelo de Paiva. Das 10h00 às 12h00 o Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro de Pejão/Oliveira do Arda – Raiva vai acolher o worshop STOP “Bulling”. Das 14h30 às 16h00, será feito um desfile inclusivo e um workshop com o tema Educação para a Cidadania, na Quinta das Vessadas.

Segue-se Lousada no dia 7 com duas sessões de educação não formal sob o tema Educação para a Cidadania/Participação e voluntariado. A primeira irá ter lugar na Escola Secundária de Lousada, das 10h15 às 11h45. A segunda será na Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca, das 14h20 às 15h50.

Felgueiras é o destino de dia 9. Entre as 10h00 e as 11h30, e entre as 16h00 e as 18h00 será feito o workshop Igualdade de Género nas Comunidades de Etnia Cigana. Os locais ainda estão por definir.

No dia 10, será a vez de Cinfães com ações de rua sob o tema Direitos Humanos. De manhã será das 10h00 às 12h00, no Recinto da Feira Quinzenal. À tarde será das 14h30 às 17h00, na Aldeia da Gralheira.

É objetivo do roteiro convidar as comunidades a conhecer bons exemplos de cidadania, ao mesmo tempo que estimula a reflexão sobre o combate às desigualdades ou discriminações.

A iniciativa conta já com a participação de mais de 100 municípios de Portugal continental e regiões autónomas. A rede de parcerias envolve ainda autarquias, organismos da administração pública, organizações da Economia Social e Solidária e outras entidades, tais como a ACAPO, Federação Portuguesa de Surdos, entre outras.

1 comentário
A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL
banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

1 Comentário

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.