APAV assinalou hoje o Dia Internacional da Pessoa Idosa e denuncia aumento de casos de violência

APAV assinalou hoje o Dia Internacional da Pessoa Idosa e denuncia aumento de casos de violência


A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) assinalou o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado a 1 de outubro, instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a finalidade de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e para a necessidade de proteger e cuidar a população idosa.

Ao longo destes 26 anos, a APAV tem vindo a alertar a sociedade portuguesa para a realidade ainda obscura da violência praticada contra as pessoas idosas. Segundo dados do Eurostat, Portugal será um dos Estados-Membros da União Europeia com maior percentagem de pessoas idosas e menor percentagem de população ativa em 2050.

O Instituto Nacional de Estatística prevê igualmente que, no ano de 2050, um terço da população portuguesa seja idosa e quase um milhão de pessoas tenha mais de 80 anos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) receia que este aumento, associado a uma certa quebra de laços entre as gerações e ao enfraquecimento dos sistemas de proteção social, venha a agravar as situações de violência.

A APAV apoia as pessoas idosas e as suas famílias, prestando-lhes apoio jurídico, psicológico e social; e conta com a colaboração de outras instituições, públicas e privadas; e com os vizinhos e conhecidos das vítimas, cujo papel pode ser muito importante, sobretudo na denúncia das situações de violência.

De 2013 a 2015 houve um aumento de 18,1% do total de pessoas idosas vítimas de crime apoiadas pela APAV. Mas este aumento de casos registados, assim como os registados pelas estatísticas oficiais da Justiça, mesmo sendo significativo, não reflete a realidade – apenas apresentará a ponta do iceberg, segundo a associação.

A APAV defende que estes crimes não podem ser remetidos ao silêncio e está disponível para ajudar através dos diferentes serviços, nomeadamente da Linha de Apoio à Vítima 116 006 – das 09h00 às 19h00 – número gratuito e confidencial.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta