Visite Comigo – Conheça Baião

Baião é um concelho localizado no distrito do Porto, na região norte de Portugal.

É marcado por características únicas que vale muito a pena descobrir, com uma localização privilegiada entre a Serra da Aboboreira, com os seus monumentos megalíticos, e a Serra do Marão. Serras que brotam águas cristalinas que percorrem os vales em direção a uma das mais belas albufeiras da Península Ibérica, no rio Douro (Ribadouro), torna esta região paragem obrigatória.

Não foi por acaso que um dos mais famosos romancistas do século XIX, Eça de Queirós, ficou rendido à beleza de Baião. Acredito que ele ficava surpreendido quando avistava a serra pela janela da sua casa em Santa Cruz, Baião. Ali ele passava bons momentos, de grande inspiração, enquanto escrevia um dos seus romances “A Cidade e as Serras”.

Também merecem destaque os monumentos históricos, como a capela do Sr. do Bom Despacho, mosteiro de Santo André (Ancede), pontes ferroviárias (Ribadouro), pontes que ao longe se avistam envolvidas com a natureza. Por estas terras muitos param para observar o comboio. As aldeias típicas são verdadeiros tesouros.

As aldeias típicas, como a de Mafómedes e Teixeira, são tesouros escondidos entre montanhas e vales, autênticas relíquias em Baião.

Esta terra também abre caminhos para atividades ao ar livre, como as caminhadas por percursos naturais, passear de bicicleta por trilhos e descobrir o melhor das serras do Marão e Aboboreira, com paisagens a perder de vista, enquadradas por florestas, são certezas de frescura em dias quentes de verão. Aqui também podem experimentar a canoagem, passeios de barcos, atividades aquáticas, entre outras atividades.

Para confortar o estômago, Baião é conhecido por servir bons pratos e petiscos. Há vários sabores, entre eles: enchidos, cozido à portuguesa, cabrito assado de forma tradicional. Já os vinhos verdes distinguem-se pela cor verde da região, podendo ser branco ou tinto, sendo leve e ideal para acompanhar peixes e mariscos.

São os produtos tradicionais desta gente, genuína e acolhedora, que recebe os visitantes com o que tem de melhor. O mesmo acontece no alojamento que o faz sentir como se estivesse em casa.

Visite Comigo | Site Facebook Instagram

 

3 comentários
Flávia de Paula
CONTRIBUTOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

3 Comentários

  • Joca
    21 Setembro, 2016, 11:42

    Lindo tributo a Baião. Terra linda de grandes amigos.

    REPLY
  • Fernanda monteiro
    21 Setembro, 2016, 22:17

    Sou uma baionense a morar noutro concelho mas tenho muito orgulho na minha terra

    REPLY
  • Diana
    22 Setembro, 2016, 9:20

    Excelente conteúdo. Lindo Baião.

    REPLY