Castelo de Paiva vive as festas em honra de Santa Eufémia, a protetora dos males da pele

Iniciaram no passado domingo as festividades em honra de Santa Eufémia, em S. Pedro do Paraíso, no concelho de Castelo de Paiva, festividade emblemática e de grande tradição na zona Norte do país.

A romaria começou ontem à tarde com o Festival de Folclore, organizado pelo Grupo de Danças e Cantares do Paraíso, prolongando-se pelos dias, 14, 15 ( dia grande ) 16, 17 e 18 de setembro. Mas, já na véspera, são muitos os peregrinos que, em ritmo de fé e sob grande esforço físico, sobem as Encostas do Arda e chegam a pé, motivadas pela devoção e promessas, percorrendo várias dezenas de quilómetros, vindos de localidades vizinhas ou de terras bem mais distantes, homenageando a virgem mártir Santa Eufémia, oriunda de um família nobre da Calcedónia e considerada protectora dos males da pele.

A romaria é muito conhecida pelo elevado numero de comerciantes, pela animação musical, pela doçaria tradicional e pelas famosas barracas de comes e bebes, onde se servem os famosos bifes, a carne da aba cozida e a típica feijoada, tudo acompanhado dos vinhos verdes da sub-região de Paiva.

O programa recreativo deste ano conta, no dia 14, com a realização do habitual Concurso Nacional da Gado Bovino (Raça Arouquesa e Minhota), e à noite o programa contempla a exibição do Agrupamento Musical “Sondagem”, de Vila Viçosa /Arouca.

Para o dia 15, a partir das 8h30, dão entrada as Bandas de Música de S. Tiago de Silvade (Espinho) e a Banda Marcial de Bairros  – Castelo de Paiva, que vão atuar alternadamente até ao final da tarde, sendo que, a noite vai ser preenchida com o espetáculo do Agrupamento Musical “Maré Alta”.

Para o dia 16, está agendado o tradicional leilão de oferendas (Galos e Ouro), sendo que a tarde contempla uma actuação dos “Finfas de Paradela” – Cinfães e, a partir das 22 horas, realiza-se o concerto com os Diapasão.

No sábado, dia 17, está agendada uma Noite de Fados e, no domingo, dia 18, está previsto um Festival de Concertinas.

Paralelamente, decorrerá ao longo destes dias um programa religioso elaborado pela Irmandade Santa Eufémia, entidade responsável por esta romaria.

castelo-de-paiva-santa-eufemia-002

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.