Visite Comigo – Conheça o Rio Douro

Falar de um dos maiores tesouros em Portugal, o rio Douro, não é assim tão simples. É expressar a importância de toda a sua história e força que ele traz para esta região e para as pessoas desta terra, que o torna tão único e especial.

Nascido na província de Sória, na Serra de Urbión, no norte de Espanha, com aproximadamente 2000 metros de altitude, recebeu o nome de rio Duero pelos espanhóis. Percorre montanhas e vales, cruzando a fronteira em Portugal, onde é chamado de rio Douro.

rio-douro-visite-comigo-(2)

Este é o segundo maior rio em Portugal, com uma extensão de aproximadamente 850 km. Recebe águas de muitos afluentes. Em Portugal, as primeiras águas vêm dos rios Águeda e do Côa e, durante o seu percurso, recebe águas dos rios Tua, Sabor, Pinhão e o Távora. Segue em direção às primeiras cidades, Miranda do Douro, Barca d’Alva, Vila Nova de Foz Côa e Peso da Régua. Percorre grandes vales e curvas apertadas como uma garganta, encurralado pelas rochas, tornando-se forte e com grandes correntes.

O rio Douro traz vida também para as regiões de Resende, Cinfães, Baião, Marco de Canaveses, Castelo de Paiva, até chegar às águas salgadas do Atlântico. O seu maior afluente em Portugal é o rio Tâmega e encontram-se em Entre-os Rios, Penafiel.

Visite-Comigo_promoção

Este rio influência e muito os distritos por onde passa (Vila Real, Viseu, Porto e Aveiro), principalmente na produção de vinhos de qualidade, como os vinhos maduro-tinto, vinhos verdes e, claro, o vinho do Porto. Tem forte influência também na gastronomia, onde favorece bons pastos para o gado e na humidade do ar que, com a presença do rio, ajuda na boa produção de excelentes produtos orgânicos como azeites, amendoeiras, cerejas, maçãs, laranja, entre outros produtos.

A população à volta do Douro sabe muito sobre as suas raízes e origens e mantém viva as suas tradições. Na memória guardam as suas lendas e contos, que passam de geração em geração, protegendo a sua maior herança histórica e de identidade.

São muitas as histórias em torno do emblemático rio. As águas são navegáveis e, desde os tempos mais difíceis, onde não existiam os caminhos-de-ferro, o rio Douro era navegado pelos barcos rebelos, aproximadamente no séc. XIII. Destaque para o crescimento do vinho do Porto nos mercados internacionais (vinhos esses que eram transportados em pipas até ao PortoVila Nova de Gaia).

São Leonardo da Galafura

São Leonardo da Galafura

Trata-se de um rio cheio de histórias, segredos, riquezas e muita lenda. Conta-se que o seu nome nasceu de uma lenda que conta que noutros tempos se via pedrinhas pequenas e brilhantes como o ouro. Alguns dizem também que, pela cor do rio que tinha um aspeto amarelado, por causa das fortes correntes, que eram tão fortes como um amarelo vivo, que parecia cor de ouro.

O turismo nesta região é acentuado, e não é para menos, com a infinidade de atividades que giram em torno do Douro, como a prática de desportos aquáticos, desfrutar apenas de uma praia fluvial, cruzeiros marítimos, percursos ao longo de estradas cheias de curvas, viajar de comboio desde o Porto até ao Pocinho. É impossível ficar indiferente com a beleza desta região. Alguns visitantes preferem apenas desfrutar da paisagem, em miradouros espalhados ao longo do rio. O meu preferido é o miradouro de São Leonardo da Galafura. Poderá ver mais sobre o miradouro de São Leonardo da Galafura aqui.

Com o crescimento do turismo muitos hotéis de diferentes categorias, casas de turismo rural e de habitação, aproveitaram a oportunidade para instalarem os seus empreendimentos turísticos junto às margens do Douro. Alguns estão mesmo escondidos dentro da natureza viva, outros estão inseridos dentro das aldeias. Todos com o mesmo objetivo: proporcionar momentos únicos e especiais aos seus clientes num ambiente acolhedor e tranquilo.

Visite ComigoSite | Facebook | Instagram

10 comentários
Flávia de Paula
CONTRIBUTOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

10 Comentários

  • Alice
    1 Setembro, 2016, 19:29

    Agora te deixei. E ja tenho saudades, meu Portugal.

    REPLY
  • João Carlos
    1 Setembro, 2016, 19:49

    Conteúdo original e de qualidade. Parabéns

    REPLY
  • Daniela
    1 Setembro, 2016, 19:59

    É sempre bom descobrir um pouco mais sobre a nossa terra e sobre o que a rodeia.
    Portugal é lindíssimo e cheio de recursos naturais!!

    REPLY
  • Manuela
    1 Setembro, 2016, 20:12

    O nosso Douro é lindo, e é sempre bom ouvir falar dele.

    REPLY
  • Luísa
    1 Setembro, 2016, 21:19

    Uma das pérolas do nosso País 🙂
    Que bom vê-la sendo valorizada como é devido ^^

    REPLY

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.