24ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros passa por Lousada

24ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros passa por Lousada

Lousada é uma das etapas da 24ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, uma corrida a realizar de 14 a 17 de julho. Entre os dias 15 a 17, acontece ainda a 9.ª Volta a Portugal de Cadetes Liberty Seguros.

Seis equipas portuguesas, cinco espanholas e uma colombiana contemplam o leque das 12 equipas a disputar a Volta a Portugal do Futuro. A corrida internacional de sub-23 divide-se em quatro etapas, perfazendo um total de 537,1 quilómetros a pedalar.

A primeira etapa, a realizar na quinta feira, começa em Soure, ao 12h10, com destino a Condeixa-a-Nova, local onde o pelotão chega por volta das 15h45. No dia seguinte, a corrida faz-se entre Penela e Oliveira de Azeméis. As duas primeiras etapas, com uma distância de 138,6 e 145 quilómetros a percorrer, respetivamente, são as mais acessíveis da Volta, segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo. As dificuldades surgem nas duas últimas etapas com as subidas e descidas montanhosas. Lousada é a terceira etapa da corrida (11h55), fazendo ligação a Boticas (15h45) por uma distância de 134,1 quilómetros. A Volta a Portugal termina no dia 17, cerca das 15h45, na serra do Larouco após 119,4 quilómetros percorridos desde Boticas.

A Volta a Portugal de Cadetes Liberty Seguros contempla 205,5 quilómetros repartidos por três etapas, que homenageia uma personalidade de cada região por onde passam. Troféu Alves Barbosa, Timóteo de Matos e Joaquim Agostinho são os nomes destacados para as três primeiras etapas, respetivamente. Na estrada estão as equipas de formação portuguesas juntamente com uma seleção regional dos Açores e dois conjuntos espanhóis.

A prova tem inicio em Oliveira de Azeméis por volta do 12h55 com um trajeto de 63,5 quilómetros a percorrer. A chegada acontece em Monte Castro, Anadia (14h30), “numa rampa curta, mas bastante acentuada”. No dia seguinte, o número de quilómetros aumenta para 82,7, num percurso que liga a Figueira da Foz (14h00) à sede do Alcobaça Clube de Ciclismo (16h25). A terceira e última etapa dos Cadetes acontece no domingo, dia 17 de julho, com saída do Museu do Ciclismo, Caldas da Rinha, pelas 13h40. A Volta termina pelas 15h20 junto à estatua de Joaquim Agostinho, situada em Torres Vedras, depois do pelotão percorrer 59,3 quilómetros.

Contrariamente ao habitual nos anos anteriores, este ano a Volta a Portugal do Futuro e de Cadetes Liberty Seguros não partilha percursos nem locais de chegada.

O Campeonato Ibérico Master de Fundo está também em destaque este fim-de-semana. A prova, a realizar no dia 17, é alternada entre Portugal e Espanha, num trajeto que “privilegia os homens que sobem melhor”. No domingo realiza-se ainda a quinta prova para a Taça Cyclin’Portugal, na serra Santa Helena. O tiro de partida para a manga de qualificação acontece às 11h. A partir das 14h, disputa-se a final.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta