Linha de Saúde Sénior já está disponível para os cidadãos de Baião

Linha de Saúde Sénior já está disponível para os cidadãos de Baião

A população mais idosa de Baião passou a dispor, desde o dia 13 de junho, de um novo serviço que pretende proporcionar um auxílio e um acompanhamento tanto na vertente social, como de saúde.

A Linha de Saúde Sénior é dirigida a pessoas com mais de 65 anos de idade e pode ser contactada sete dias por semana, através do número 968 900 420. Do outro lado da linha os cidadãos irão encontrar um enfermeiro que poderá responder a dúvidas sobre questões de saúde, dar conselhos sobre estilos de vida mais saudáveis e encaminhar as pessoas para outros serviços, no caso das situações de risco.

A Linha de Saúde Sénior funcionará de segunda a sexta-feira entre as 09h00 e as 20h00 e aos sábados, domingos e feriados entre as 09h00 e as 13h00.

“Este é um projeto que vem de encontro às necessidades das pessoas e que visa proporcionar aos cidadãos seniores uma vida mais agradável e mais fácil”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira na apresentação do projeto. O autarca pediu ainda a ajuda de todos na divulgação do projeto, para que este possa ajudar mais cidadãos, em especial aqueles que vivem sozinhos e que por vezes passam por momentos de maior tristeza e isolamento

A Linha de Saúde Sénior tem o custo de uma chamada normal, não sendo cobrado qualquer valor acrescentado. Esta medida resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Baião e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Centro de Saúde de Baião. Em representação da UCC-Baião, Anabela Queirós referiu que se trata de um projeto piloto, que tem como objetivo “capacitar a população mais idosa” e garantir uma maior acessibilidade aos cuidados de saúde.

Marcaram presença na sessão, igualmente, a vogal do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega I (ACES-Tâmega), Lúcia Carvalho e a vice-presidente e vereadora dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião, Ivone Abreu.

Lúcia Carvalho felicitou as entidades envolvidas na iniciativa e elogiou a “disponibilidade manifestada pela Câmara Municipal de Baião para colaborar em projetos na área da saúde”.

Ivone Abreu observou que o projeto da Linha de Saúde Sénior será mais uma resposta social de grande importância. “Irá constituir-se não só como uma resposta na área da saúde física, mas também da saúde mental, porque será mais uma forma de quebrar o isolamento em que vivem alguns cidadãos do nosso concelho”, enalteceu.

Linha de Saúde Sénior

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta