Projeto de combate à Diabetes nasce no concelho de Baião

Projeto de combate à Diabetes nasce no concelho de Baião

A Câmara Municipal de Baião e a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Baião (UCC Baião) promovem, no concelho, o projeto “Não à Diabetes”. Este é um projeto de intervenção na Diabetes no âmbito da prevenção primária, que nasce em resposta a um dos desafios da Fundação Calouste Gulbenkian e pretende travar o crescimento da incidência da Diabetes.

É um projeto nacional, que pretende envolver cerca de 80% do total da população adulta do país, avaliando o seu risco de desenvolver diabetes, além de integrar a população em programas educativos de alteração de comportamentos. O grande objetivo deste projeto é evitar 50.000 novos casos de diabetes em 5 anos e 75.000 novos casos em 10 anos.

No município de Baião, estão planeadas ações de carácter estratégico para alinhamento e integração dos esforços e envolvimento de diferentes parceiros. A fase de ação ou intervenção compreende atividades que, sendo distintas, estão encadeadas: avaliação do risco de desenvolver Diabetes a 25% da população do concelho; realização de programas educativos para a prevenção da Diabetes; diagnosticar novos casos; desenvolver iniciativas de promoção de estilos de vida saudáveis.

Através de medidas de promoção de uma alimentação saudável e da prática de atividade física, a Câmara Municipal de Baião e a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Baião pretendem, em colaboração com todos os munícipes, alcançar a meta a que se propõem pelo bem-estar e qualidade de vida da população baionense.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta