Jovens de Baião visitaram a Assembleia da República

Jovens de Baião visitaram a Assembleia da República

Cerca de cinquenta alunos dos três agrupamentos de escolas de Baião, participantes na última edição da Assembleia Municipal de Jovens, tiveram a oportunidade de visitar a Assembleia da República, o que aconteceu no dia 4 de maio.

Os jovens foram acompanhados de professores e colaboradores da autarquia que prestam apoio à iniciativa Assembleia Municipal de Jovens, promovida pela Assembleia Municipal de Baião.

José Pinho Silva e Paulo Pereira, presidente Assembleia Municipal de Baião e presidente da Câmara Municipal de Baião, respetivamente, também fizeram questão de acompanhar o grupo “como forma de estímulo ao interesse manifestado pelos alunos acerca dos temas da democracia, da participação cívica e da causa pública”, revelou a autarquia baionense.

Em Lisboa, o grupo contactou com o deputado oriundo do concelho de Baião Fernando Jesus e ficou a saber mais acerca do dia-a-dia de um membro do Parlamento e que trabalho é ali desenvolvido.

Foi feita visita a vários locais importantes do Palácio de S. Bento como a Sala do Senado ou a Sala dos Passos Perdidos. Os jovens tiveram ainda a oportunidade de assistir à sessão plenária.

A Assembleia Municipal de Jovens de Baião realizou este ano a sua nona edição, dando a voz aos alunos do concelho numa sessão realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Nessa ocasião os participantes realizaram intervenções subordinadas aos temas “Os Refugiados – Os direitos humanos não precisam de passaporte”; “Segurança, Defesa e Paz” e “O problema da Eutanásia”. Houve ainda espaço para uma encenação onde um grupo de alunos encarnou o papel de um grupo de refugiados e as dificuldades por eles sentidas no processo de saída do seu país.

Vitor Almeida
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta