DECO lança 3º leilão de energia

DECO lança 3º leilão de energia

A falta de energia do mercado liberalizado leva a DECO a organizar um novo leilão. A Defesa do Consumidor pede “tarifários claros, atrativos e com condições que não prejudiquem os consumidores”, que vão poder inscrever-se em www.paguemenosenergia.pt, até 15 de abril.

Segundo a DECO são procurados todos os tipos de tarifários de eletricidade (simples e bi-horária), gás natural ou a oferta conjunta. No final, o consumidor pode mudar, apenas, uma das energias ou ambas.

Para poderem participar no leilão, que se realizará a 21 de abril, os comercializadores têm de aceitar que a DECO reveja as condições gerais e particulares dos seus contratos, garantindo que respeitam os direitos dos consumidores.

Os operadores comprometem-se, ainda, a assegurar níveis de serviço de apoio a clientes e tratamento de reclamações adequados às melhores práticas do mercado.

A DECO diz ainda assegurar que “o valor da tarifa só poderá mudar na sequência da atualização global e obrigatória das tarifas de acesso às redes, como ocorreu em janeiro deste ano, ou devido a alterações legislativas, como a mudança da taxa de IVA, que sejam repercutidas no preço final pago pelo consumidor”.

Para aumentar o nível de concorrência, foi aberta a possibilidade a leilões regionais, “para que fornecedores de menor dimensão participem de acordo com o seu posicionamento no mercado”.

Outra novidade é o leilão paralelo para os condomínios com procura de propostas “mais interessantes e adaptadas”.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.