Escolas do 1º ciclo de Lousada conheceram a Lixoteca

Escolas do 1º ciclo de Lousada conheceram a Lixoteca

Entre os dias 4 e 7 de novembro, o projeto de Educação Ambiental Lixoteca esteve em Lousada e foi visitado por cerca de 600 alunos e professores de escolas do 1º ciclo deste município.

A Lixoteca, desenvolvida pela SUMA, em parceria com Associação de Municípios do Vale do Sousa e com a Câmara Municipal de Lousada, é um projeto interativo composto por atividades multimédia e de exploração sensorial, suportado numa viatura de grandes dimensões decorada e transformada em Unidade Móvel de Sensibilização. Permite viajar ao “Mundos dos Lixos” e desta forma sensibiliza e educa para a preservação do Meio Ambiente, e incentiva as crianças a uma postura de participação cívica.

Através deste projeto, são abordadas temáticas como a “triagem na origem”, a “política dos 5 Rs”, a “recolha de resíduos volumosos (monstros) ” e o “acondicionamento e deposição de pequenos lixos”, fazendo ligação com os conteúdos curriculares associados às competências de cidadania. Desta forma é transmitido aos mais pequenos como ser um “bom produtor” de lixo.

Este projeto está ativo há mais de uma década. Mais de 50 municípios e 300 mil “passageiros” visitaram a Lixoteca e “entraram na viagem”.

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta