Paredes: Presidente da Câmara entregou a Mariza a cadeira personalizada no âmbito do Duets

Paredes: Presidente da Câmara entregou a Mariza a cadeira personalizada no âmbito do Duets

Contida e negra como fado, com um pequeno sol em talha dourado no encosto semicircular, a cadeira desenhada pelo italiano Alessandro Mendini no âmbito da iniciativa Duets foi esta segunda-feira entregue a Mariza pelo presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, durante a cerimónia que distinguiu a fadista com a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, da Câmara de Lisboa.

“Agradeço ao senhor presidente da Câmara de Lisboa o amável convite que nos dirigiu para, aproveitando esta cerimónia, entregarmos à Mariza esta cadeira inspirada na sua personalidade e na expressão musical que tão genialmente interpreta, referiu Celso Ferreira durante a cerimónia, realizada esta segunda-feira, no auditório do Museu do Fado.

“Embora de gerações diferentes, Alessandro Mendini representou para o design de mobiliário aquilo que hoje Mariza representará para o fado a nível mundial.

Nesse contexto, foi para nós uma honra e um enorme privilégio poder constituir este dueto, que muito enriqueceu e valorizou este projeto humanitário a favor do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados”, recordou o autarca.

Projeto de cumplicidades, integrado na exposição internacional Art on Chairs, patente na cidade de Paredes entre setembro e novembro do ano passado, Duets desafiou 11 designers nacionais e internacionais a interpretar 11 personalidades contemporâneas, representativas das mais diversas áreas de atividade, casos de Aníbal Cavaco Silva, José Ramos-Horta, Maria Bethânia, Luciano Benetton, Manoel de Oliveira, Souto Moura, Mia Couto, José Mourinho, Cristiano Ronaldo, Zhalmai e da própria Mariza.

“Foi um prazer participar nesta iniciativa em que a Câmara Municipal de Paredes mostrou uma sensibilidade que não é habitual nos dias de hoje. Com projetos desta natureza, contem sempre comigo para o que for necessário”, agradeceu, por sua vez, Mariza, revelando que terá “muito gosto em atuar um dia em Paredes como forma de reconhecimento”.

Além da cadeira “Oro e Nero” oferecida a Mariza, o autarca de Paredes aproveitou a cerimónia desta segunda-feira para entregar a António Costa o exemplar nº 1 desta série, arrematado pelo Museu do Fado durante o leilão às 11 cadeiras do Duets, realizado em Lisboa, a 30 de novembro último.

“Gostámos tanto deste projeto e desta cadeira que quisemos ficar com um exemplar para ter aqui no Museu do Fado, à vista de todos”, justificou o presidente da Câmara de Lisboa.

A encerrar a cerimónia que juntou figuras como Júlio Pomar, Carlos do Carmo, Rui Vieira Nery, Simonetta Luz Afonso, Vasco Graça Moura ou Moniz Pereira e que se prolongou por mais de hora e meia, António Costa fez ainda questão de elogiar publicamente o “exemplar e admirável trabalho que o presidente Celso Ferreira tem vindo a realizar na promoção e valorização do seu concelho, levando Paredes a todo o mundo. Chama-se a isto arregaçar as mangas e promover aquilo que de melhor se tem… Por isso, o meu reconhecimento e louvor a este projeto, que pode e deve ser um exemplo para todos os autarcas deste país”, apontou.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta