Paredes recebe ações de sensibilização da escola nacional de bombeiros para reduzir o número de incêndios florestais

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) está a desenvolver, com o apoio do grupo Portucel Soporcel, o projeto-piloto “Floresta Segura” que visa reduzir a ocorrência de incêndios através da sensibilização e formação das populações sobre os princípios básicos de prevenção.

Paredes foi um dos 9 municípios-piloto selecionados para este projeto de âmbito nacional que contempla ainda as populações residentes nos espaços agroflorestais de Alenquer, Góis, Gondomar, Lousã, Mafra, Torres Vedras, Valongo e Vila Nova de Poiares.

As ações destinadas ao município de Paredes realizam-se no próximo sábado, dia 15 de dezembro:

• Pelas 9h00 na Junta de Freguesia de Aguiar de Sousa;

• Pelas 14h30 na Junta de Freguesia de Baltar

“Floresta Segura” é um programa bastante pertinente considerando que mais de metade dos incêndios florestais em Portugal resultam de atos negligentes. Com este projeto a ENB, entidade responsável pela formação dos bombeiros e demais agentes da proteção civil, pretende promover a adoção de boas práticas que conduzam à diminuição do número de ignições, ensinando os agricultores e a população rural a efetuarem queimas e fogueiras seguras, sem risco de provocar incêndios com danos para as pessoas, bens e floresta.

Outro dos objetivos contemplados é o incentivo à aproximação e articulação entre as populações, os corpos de bombeiros e as diversas entidades locais – Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, organizações de agricultores e proprietários florestais, entre outras – despertando a consciência dos participantes de que, em conjunto, podem ser uma parte importante da solução para o problema dos incêndios florestais.

Cada ação de sensibilização é composta por duas sessões – uma em sala e outra no terreno – nas quais se privilegia a transmissão oral de conhecimentos e aplicação de exemplos práticos. Ao nível teórico, os conteúdos são adaptados a cada localidade, considerando as causas e motivações específicas que estão na origem dos incêndios registados.

A vertente prática é composta por uma demonstração com fogo real para ensinar as técnicas corretas na realização de queimas seguras.

Terminado o projeto-piloto, será feita uma avaliação dos resultados deste projeto piloto para uma disseminação futura em diversas áreas territoriais.

Com o programa “Floresta Segura”, a ENB assume um papel ativo na prevenção dos incêndios florestais e na proteção das populações contando com o patrocínio do grupo Portucel Soporcel e o apoio fundamental da Câmara Municipal de Paredes, Serviço Municipal de Proteção Civil, Juntas de Freguesia locais, assim como da Autoridade Nacional Florestal, da Autoridade Nacional de Proteção Civil e da Guarda Nacional Republicana.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta