Paredes: Município promove voluntariado de proximidade

Paredes: Município promove voluntariado de proximidade

O Banco Local de Voluntariado do Município de Paredes está a recrutar voluntários para o projeto “Das palavras aos atos – Uma questão de partilha”, uma iniciativa do Pelouro de Ação Social que tem como objetivo combater o isolamento e a solidão da população idosa do concelho.

Baseado no conceito de voluntariado de proximidade, o projeto procura recuperar laços de solidariedade e recriar o antigo conceito de vizinhança, prestando um apoio pessoal e social em contexto domiciliário junto de idosos, pessoas isoladas e/ou com mobilidade reduzida.

Trata-se, portanto, de uma resposta a problemas que não carecem de uma intervenção especializada de natureza profissional e que, por isso, será desenvolvida por pessoas voluntárias, a nível local, através de relações de proximidade.

O Voluntariado de Proximidade, tal como é entendido neste projeto, pressupõe a disponibilidade para fazer companhia, conversar, escutar, apoiar saídas ao exterior (compras, consultas médicas, caminhadas, passeios, etc), organizar a medicação e desenvolver atividade de animação no domicílio (leitura, jogos de carta e memória, entre outros).

Os voluntários têm de ser maiores de idade e manifestar a sua disponibilidade para prestar voluntariado, através da inscrição no Banco Local de Voluntariado de Paredes, cujo formulário, disponível em www.cm-paredes.pt, deverá ser enviado para [email protected]

Os interessados deverão formalizar a sua candidatura até ao próximo dia 31 de dezembro de 2012.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta