Novo Hospital de Amarante já abriu

Novo Hospital de Amarante já abriu

O novo Hospital de Amarante entrou ontem em funcionamento. Os primeiros serviços transferidos foram o hospital de dia e a consulta externa de Psiquiatria. Durante o mês de junho iniciar-se-á a transferência das restantes consultas de especialidade, seguindo-se a abertura do Serviço de Urgência, o Internamento e, por fim, o Bloco Operatório.

A inauguração oficial terá lugar até ao final do ano, altura em que a capacidade instalada deverá já garantir a resposta às necessidades assistenciais da população.

Instalado na freguesia de Telões, junto à Variante do Tâmega, e equipado com a tecnologia mais avançada, o Hospital de Amarante é a concretização de um novo modelo hospitalar centrado no doente: o hospital de proximidade.

Com um investimento total que ronda os 30 milhões de euros, o novo hospital é custeado em 52 por cento por fundos comunitários no âmbito do QREN e os restantes pelo Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

A cirurgia de ambulatório assumirá, aqui, um papel preponderante, correspondendo aos mais recentes padrões da evolução da arquitetura hospitalar. O reforço da cirurgia de ambulatório, a par do desenvolvimento do conceito de ‘clínica de um dia’, em que, numa única visita ao hospital, o doente tem a consulta, faz os exames complementares necessários e recebe a adequada orientação terapêutica.

Equipado com três blocos operatórios, o novo hospital proporcionará à população de Amarante uma melhoria na acessibilidade aos cuidados de saúde, com uma redução substancial dos tempos de espera, quer para consultas, quer para cirurgias, sempre com o apoio dos restantes equipamentos e serviços do CHTS, nomeadamente ao nível do Internamento e da Urgência.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta