Penafiel: Banco de terras Municipal com 35 000 m2

Penafiel: Banco de terras Municipal com 35 000 m2

O banco de terras municipal já conta com mais de 35 000 m2 de terrenos, cujo conceito é ceder a quem mais precisa.

O “Banco de Terras” consiste na celebração de contratos administrativos de cedência de terrenos com proprietários para futura utilização agrícola por terceiros, preferencialmente desempregados e/ou famílias com poucos recursos económicos ou ainda no âmbito da vertente formativa de jovens e adultos, em parcerias a estabelecerem com entidades de formação.

Até ao momento, o Município de Penafiel através de protocolos estabelecidos com as juntas de freguesia de Bustelo e Vila Cova, obteve uma área total cedida superior a 3,5 hectares (35.000 m2), estando já em cultivo perto de 20 000m2.

O Município conta aumentar, a muito curto prazo, o número de hectares por via de protocolos a assinar com mais parceiros.

Para Susana Oliveira, Vereadora com o pelouro do desenvolvimento rural da Câmara Municipal de Penafiel, “Penafiel quer essencialmente contribuir, nestes tempos difíceis, para ajudar os mais desfavorecidos. Este projeto vai claramente ao encontro desse objetivo, uma vez que todos os interessados podem aproveitar estas terras para cultivo próprio, sendo ainda possível apoiar por este via o auto emprego, sendo um passo dado no sentido de tentarmos reduzir a taxa de desemprego local.”

O Banco de terras insere-se no âmbito do projeto “Semear Penafiel”, do pelouro do desenvolvimento rural, a par com a “Feirinha Biológica”, a marca “Bio Penafiel” e “ Da Nossa Terra”, bem como da “ Horta na Escola”, mais direcionada para a sensibilização e formação dos mais jovens.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta