Sentir Penafiel, em maio

Sentir Penafiel, em maio

Em maio na Biblioteca…

A Biblioteca Municipal de Penafiel tem agendado para o mês de maio diversas atividades, entre elas, a Hora do Conto com “A minha mãe” de Anthony Brown e com “Tomás no reino dos brinquedos” da Biblioteca de valores; o atelier de expressão plástica “Poemas com sabor a café”; a exposição “Visões sobre a cidade do Porto”; o encontro com o escritor “Angelito Pereira”; e a peça de teatro “O Morgado de Fafe amoroso”.

No dia 3 de maio, realiza-se o atelier de expressão plástica e exploração pedagógica “Postal com aromas”, desafiando os participantes a elaborar bonitos cartões para ofertar no Dia da Mãe, utilizando o recurso à técnica de pintura com café. Esta atividade é destinada a crianças dos 3 aos 12 anos. O atelier realiza-se dia 3 de maio, às 14h00, sendo sujeito a marcação prévia.

O atelier de expressão plástica e exploração pedagógica “Poemas com sabor a café!” vai incentivar os participantes a selecionar vários poemas, tendo como objetivo regista-lo e por último ilustra-lo com café. Esta atividade é destinada a crianças e alunos dos jardins-de-infância e 1.º ciclo do Ensino Básico respetivamente O atelier realiza-se às terças-feiras e quintas-feiras, das 14h30 às 16h00, sendo também sujeita a marcação prévia.

No dia 4 de maio, às 21h30, a inauguração da exposição coletiva de pintura “Visões sobre a Cidade do Porto“, organizada pelo pintor Albertino Valadares, o qual lançou um desafio a amigos para pintarem o Porto. O desafio resultou uma itinerância destes trabalhos, pelo país, a qual tem vindo a aumentar de exposição para exposição.

No dia 8 de maio, às 10h30, a sessão de “Contos à mão de semear“, por atores da comunidade, vai tentar despertar nas crianças o prazer pela leitura, estimular o desenvolvimento emocional e cognitivo, a criatividade e a imaginação.

A “Hora do Conto” do mês de maio vai ser dedicada à leitura de o “A Minha Mãe”, de Anthony Browne e “Tomás no reino dos brinquedos” da Biblioteca de valores. Esta atividade é destinada a crianças e alunos dos jardins-de-infância e 1.º ciclo do Ensino Básico respetivamente. A Hora do Conto realiza-se à segunda-feira, pelas 14h30 e de terça-feira a sexta-feira, pelas 10h00, sendo também sujeita a marcação prévia.

O “Aos sábados, famílias na Biblioteca!”, com a atividade “ Leitura & Ilustração”, no dia 12 de maio, a partir das 10h30, vai apresentar o livro “O Riscas” escrito e ilustrado por Sónia Borges. A autora partilhará o processo da escrita e ilustração da obra, e ainda colocará desafios interessantes e divertidos às famílias. Esta atividade é gratuita, sendo sujeita a marcação prévia.

No dia 18 de maio, a Biblioteca Municipal de Penafiel, na rubrica Teatro na Biblioteca, recebe a peça “O Morgado de Fafe amoroso”, pelo G.C.R. de Lordelo, Os Expansivos. Esta peça é um dos clássicos da Literatura Dramatúrgica portuguesa, o que não é de estranhar quando nos apercebemos da mestria de Camilo Castelo Branco no controlo do tempo, da palavra e da situação cómica ou de conflito na sua escrita. Um texto divertidíssimo, cheio de amores, desamores, crítica social e um retrato da época do autor que ainda hoje nos toca na nossa espinha dorsal do que é ser português. As personagens são-nos talvez demasiado próximas, como quando nos olhamos num espelho já deformado pelo tempo. A peça de teatro decorrerá no auditório da biblioteca, às 21h30, com entrada livre. Esta iniciativa conta com o apoio de PT_Paredes com Teatro.

No que ao Cinema diz respeito, a Biblioteca vai projetar no dia 2, “Alvin e os Esquilos”; dia 9 “Tom & Jerry e o Feiticeiro de OZ”; dia 16 “As aventuras de SAMMY”; dia 23 “IRONMAN o homem de ferro”; dia 30 “TRANSFORMERS”, todos eles dobrados ou legendados em Português, no auditório, a partir das 14h30.

O Encontro com o escritor regressa no dia 25 de maio, às 21H30, no auditório da Biblioteca, com Angelino Pereira, autor da obra “Encontros de Vidas”.

Em maio no Museu…

No dia 13 de maio, das 15h00 às 18h00 decorrerá, como tem vindo a acontecer, mais uma edição da atividade Jogos no Museu, de participação livre e gratuita, onde os participantes poderão experimentar os jogos de estratégia que o Museu Municipal e a LuduScience têm ao seu dispor e passar uma tarde divertida, brincando com a matemática e jogando em família, estando disponível ao público o jogo do mês: “Tantrix”.

O jogo do mês “Tantrix” é um elegante jogo de mesa de estrategia, original da Nova Zelândia, cuja qualidade e valor didático têm sido amplamente reconhecidos pela atribuiçao de vários prémios internacionais. Uma intrigante mistura de habilidade e sorte torna o Tantrix um divertido jogo de família, sendo também extremamente aliciante para jogadores mais experientes. Seguindo a sua política de colaboração mútua entre empresas do mesmo ramo da LuduScience associa-se à TANTRIX Portugal para dar a conhecer o jogo Tantrix na atividade deste mês.

No mês de maio, o “Ao Domingo no Museu” vai ter a atividade “Pomadas, unguentos &medicamentos” em torno do objeto do mês “Caixa de pomada de Abragão”, no tempo em que as farmácias eram autênticos laboratórios, farmacêuticos manipulavam tudo o era prescrito aos doentes e criavam produtos que estes vinham propositadamente adquirir, por isso, este mês, vamos ver se somos capazes de fazer as nossas pomadas. Estas atividades são de participação livre e gratuita, e estão disponíveis ao público entre as 15h00 e as 18h00, do dia 27 de maio.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta