Música: Banda musical de Amarante vencedora

Música: Banda musical de Amarante vencedora

A Banda Musical de Amarante voltou triunfante do IV Concurso Internacional do Ateneu Artístico Vilafranquense, talvez o mais significativo certame de Bandas realizado em Portugal. Numa prova com 20 formações de sopros, realizada no fim-de-semana de 28 e 29 de abril, os “Homens da Barba Branca” saíram premiados com o 1º prémio e o prémio “Tauromaquia” – referente à melhor interpretação do pasodoble obrigatório, “Forcados do Sul”, de David Costa – no 3º escalão, a que se candidataram. Neste certame, triunfaram ainda a Banda de Vilela, no 2º escalão, e a Associação Recreativa e Musical dos Amigos da Branca, no 1º.

Tirando um bom aproveitamento da afinação e dinâmicas das obras, a Banda Musical de Amarante logrou uma boa pontuação (91,6 pontos) tanto na peça e pasodoble obrigatórios, bem como na peça opcional, a 7ª suite de Alfred Reed, uma estrondosa master piece.

Em entrevista ao site das Bandas Filarmónicas no final da atuação amarantina, Manuel Fernando Marinho – Diretor Artístico da BMA, destacou o facto de, e apesar de ter sido a 1º vez que a Banda participa num evento deste género, acreditar num bom resultado – o que veio a acontecer. Fernando Marinho referiu ainda que gostou da organização e da divulgação do concurso e apenas lamentou o facto de não haver eventos do género no Norte do País pois, considera-os “uma preparação diferente, mais profunda e que separam a banda do ambiente habitual em que está inserida”.

Os prémios agora obtidos pela Banda Musical de Amarante são o corolário de um conjunto de esforços desenvolvidos ao longo dos anos e que assentam em três premissas: criteriosa gestão diretiva para estabilização de contas e margem de manobra para apostas de tal envergadura; trabalho apaixonado e dedicado pelos elementos da direção artística no melhoramento constante da performance da formação; fundação de pilares robustos de alma, paixão e elegância no seio do grupo. Três sectores: direção, direção artística e corpo musical, em perfeita sintonia, levando o nome de Amarante mais longe e assumindo a responsabilidade que advém do talento que possuem, tratando uma atividade amadora com profissionalismo, carregando o nome da cidade ao peito, junto com o seu lema – “mais que um músico”.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta