Penafiel: Freguesia de Guilhufe inaugura conjunto de equipamentos

Penafiel: Freguesia de Guilhufe inaugura conjunto de equipamentos

A freguesia de Guilhufe inaugurou no passado dia 25 de abril, a Casa Mortuária de Guilhufe, o Arranjo Urbanístico do Centro Cívico, a Rede de Saneamento e os balneários do L.C.R (Lusitano Clube de Retorta) com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Alberto Santos e do Bispo Auxiliar do Porto, D. António Taipa.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Guilhufe, Vitorino de Oliveira, “Este dia, 25 de abril, já por si carregado de simbolismo, ficará gravado para sempre na memória de todos os guilhufenses por se cumprirem objetivos há muito desejados. A construção desta casa mortuária, definida como uma prioridade para o executivo desta freguesia, tornou-se uma realidade. A todos que colaboraram connosco, e em especial à Câmara Municipal de Penafiel, o nosso muito obrigado.”

A Casa Mortuária de Guilhufe situada junto ao cemitério, nas proximidades da Igreja paroquial de Guilhufe, é constituída por uma arquitetura moderna e caracterizada por um volume discreto. Este edifício, de um piso, tem uma área bruta de construção de 226,00m2 e é composta por duas salas mortuárias, um alpendre coberto, antecâmara, arrecadação, instalações sanitárias e arrumos, num investimento a rondar os 115.000,00 euros.

Para Alberto Santos, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “assinalamos hoje um conjunto de obras que se tornaram realidade graças ao espirito de união, de solidariedade, e de disponibilidade para se encontrar soluções para atingir os objetivos propostos. As obras aqui concluídas, tornaram a freguesia de Guilhufe mais funcional e mais bonita, certamente do agrado daqueles que aqui vivem. Tudo isto possível graças ao espirito de união, como o caso da diocese do Porto, através da comissão fabriqueira de Guilhufe, que colaborou na disponibilização de terrenos para oferecer mais equipamentos e acessibilidades a freguesia de Guilhufe.”

No que diz respeito ao arranjo urbanístico, a freguesia de Guilhufe passou a dispor de uma escadaria frontal de acesso à igreja e à beneficiação e alargamento da estrada 594 entre o cemitério e o adro da Igreja paroquial, com passeios pedonais e passadeiras, numa parceria entre a junta de freguesia de Guilhufe, a Câmara Municipal de Penafiel e a Comissão fabriqueira de Guilhufe.

Alberto Santos destacou ainda as obras do saneamento e abastecimento de água, na freguesia de Guilhufe, “Estamos a inaugurar mais uma parcela do saneamento no concelho de Penafiel, desta vez na freguesia de Guilhufe, com um investimento de cerca de meio milhão de euros, o que corresponde a mais de 5 km de saneamento, para servir a população desta freguesia. Em termos de abastecimento de água, Guilhufe tem uma taxa de 97% e uma adesão de 61% dos fogos que aqui existem e em termos de saneamento atingiu uma taxa de cobertura de 83% com 52% de adesão. É com este espirito que continuaremos a trabalhar em prol da comunidade Penafidelense, na defesa dos interesse do concelho de Penafiel, continuando apostar naquilo que é importante, naquilo que consideramos ser prioritário e aproveitando fundos comunitários, muito importantes nestes momentos difíceis.”

Ainda no âmbito do programa de inaugurações na freguesia de Guilhufe, foi inaugurado o balneário do Lusitano Clube de Retorta, clube desportivo da freguesia de Guilhufe.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta