Penafiel: Governo e Município asseguram continuidade do Centro de Novas Oportunidade de Penafiel

Penafiel: Governo e Município asseguram continuidade do Centro de Novas Oportunidade de Penafiel

O Centro Novas Oportunidades da Penafiel Ativa EEM, que iniciou a sua atividade em 2006 viu recentemente assegurado pelo governo a continuidade de funcionamento do centro mantendo inclusive o nível C de resultados, o mais elevado nos CNO.

O CNO de Penafiel, tem como objetivo principal a realização de Processos RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) através dos quais são reconhecidas as aprendizagens adquiridas ao longo da vida, nos diversos contextos – Pessoal, Profissional e Social.

O CNO assegura a todos os cidadãos maiores de 18 anos uma oportunidade de qualificação e de certificação, de nível Básico e Secundário, adequada ao seu perfil e necessidades. Para além disso, é sua missão promover a procura de novos processos de aprendizagem, de formação e de certificação por parte dos adultos com baixos níveis de qualificação escolar e profissional.

Nos dias 27 e 28 de março foram realizadas duas cerimónias, no Auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, onde foram entregues cerca de 300 diplomas de nível Básico e Secundário. Estes Diplomas correspondem a sessões de júri efetuadas em 2010 e 2011. Desde o início da sua atividade, o CNO da Penafiel Ativa EEM já certificou cerca de 3000 adultos, o que corresponde a cerca de 300 sessões de júri.

Para Pedro Sebastião, Diretor do Centro de novas oportunidades da Penafiel Ativa, “O percurso de cada formando, foi um percurso sério, honesto e trabalhoso. O Centro de novas oportunidades da Penafiel Ativa, contribui para a melhoria da vida profissional e, em alguns casos para a melhoria da autoestima de cada formando. Com a acreditação das suas competências sociais e/ou profissionais pretendemos na prática, equiparar esta creditação a um percurso escolar normal. Em nome do Centro de novas oportunidades da Penafiel Ativa quero felicita-los pelo passo importante que atingiram neste dia e que foi aqui publicamente demonstrado.”

Estes diplomas são, em grande parte, resultado do trabalho em itinerância realizado pelo CNO, sendo entregues diplomas relativos a processos desenvolvidos em várias freguesias do Concelho de Penafiel e limítrofes, bem como diplomas resultantes de protocolos estabelecidos com empresas e entidades públicas sedeadas em Penafiel.

Desde 2006 cerca de 7000 adultos já realizaram a sua inscrição no CNO da Penafiel Ativa EEM, estando atualmente mais de 400 adultos em processo a aguardar certificação.

Para Alberto Santos, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Perante a oportunidade que surgiu em Portugal no que diz respeito à valorização das competências sociais e profissionais, através dos centros de novas oportunidades, Penafiel, atento a esta situação, apresentou em 2005, candidatura para criar uma escola capaz de dar a cada concidadão uma forma justa e diferente de atingir um outro estatuto, em termos de literacia e reconhecimento das suas habilitações literárias.

O Centro de novas oportunidades da Penafiel Ativa apresenta-se atualmente como um dos mais prestigiados Centros, pelo reconhecimento do trabalho que têm feito ao nível regional e também ao nível nacional, o que permite, que esta escola continue a formar e a ajudar as pessoas a atingir os seus objetivos.”

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta