Penafiel: Comemorações de elevação a Cidade

Penafiel: Comemorações de elevação a Cidade

A Câmara Municipal de Penafiel assinala no próximo dia 3 de março, o 242º aniversário de elevação a cidade.

Segundo reza a história, foi a 3 de março de 1770 que D. José I, com o objetivo de desmembrar o bispado do Porto, escolheu Arrifana (Penafiel), centro de uma das quatro comarcas eclesiásticas que o compunham, para nova sede episcopal e consequentemente deu à vila o estatuto de cidade.

Ao longo do mês de março, várias iniciativas vão associar-se às comemorações de elevação a cidade de Penafiel.

No dia 3, dia de aniversário, logo pelas 9h30 a bandeira da Cidade será hasteada, na Câmara Municipal de Penafiel. Às 12h00, realizar-se-á uma missa pelos autarcas e funcionários municipais já falecidos no Santuário da Nossa Senhora da Piedade (Sameiro). Às 15h00, a Conferência e Apresentação do Livro “Danças Populares do Corpus Christi de Penafiel”, de José Alberto Sardinha, numa edição conjunto do Museu de Penafiel e a editora tradisom, e posteriormente a Cerimónia de Atribuição de Medalhas, no Museu Municipal, na Sala de Exposições Temporárias.

No dia anterior, dia 2 de março, às 21h30, O Grupo de Geografia do departamento de Ciências Sociais da Escola Secundária de Penafiel, organiza a palestra subordinada ao tema “ Regeneração Urbana”.

No dia 4 de março, às 10h30, a iniciativa “ Todos a Andar EDP Gás” vai juntar centenas de participantes numa caminhada organizada pela Câmara Municipal de Penafiel, EDP e RunPorto e, no mesmo dia, às 16h00, o município de Penafiel celebra o Dia Municipal do Bombeiro, com um desfile apeado e motorizado, entre o Campo de Torres Novas e a Praça Municipal, com a participação dos Bombeiros de Penafiel, Entre-os-Rios e Paço de Sousa.

Na programação das comemorações do dia da cidade, a Biblioteca Municipal de Penafiel associa-se a esta efeméride e organiza no dia 9 de março, às 21h30, a apresentação do Livro “Sons da Alma”, de Antonieta Barros, no dia 23 de março, às 21h30, a apresentação do Livro “A Filha De Ninguém”, de Manuela Bulcão e estará patente durante todo o mês a exposição de Fotografia “Arquitetura Rural Penafidelense”.

Para a tarde de sábado, dia 17, das 14h30 às 20h00, decorrerá o Grande Prémio Cidade de Penafiel em Atletismo, que junta centenas de atletas num evento desportivo considerado como um dos melhores do seu género, no concelho de Penafiel.

Nos dias 9,10,11 e 16,17,18 de março, a Zona Ribeirinha de Entre-os-Rios vai acolher o IV Festival da Lampreia, com a Lampreia à Mesa com arroz ou à bordalesa e com a participação dos restaurantes Solar do Souto, Miradouro, Casa das Lampreias e Ponte de Pedra, num programa recheado de animação a cargo de vários grupos culturais e ranchos de folclore do concelho de Penafiel.

No âmbito do projeto do Banco Municipal de Medula Óssea, decorrerá no dia 4 de março, das 9h00 às 12h30, uma ação de recolha de medula óssea, no Centro Social Paroquial Stº Estevão de Oldrões e no dia 10 de março na Junta de freguesia de Bustelo e de Paço de Sousa. Ainda no dia 10 de março, a iniciativa “ Unidos pelo Autismo” vai promover uma sessão sobre o método Son Rise, com o apoio da Associação Vencer O Autismo, na Sala do Clube de Convívio e Cultura de Penafiel.

Por fim, a exposição “O Corpo de Deus em Penafiel – Persistências do Profano” estará patente no Museu Municipal de Penafiel até ao dia 15 de abril, exposição que retrata sobretudo os bailes que foram recuperados, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, homenageando o trabalho e a vontade dos diversos grupos e associações que colaboram na persistência desta tradição no Corpo de Deus em Penafiel, contribuindo para a preservação destas memórias do património imaterial que integra a identidade da comunidade penafidelense.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta