Castelo de Paiva: Segundo fim-de-semana gastronómico apresentado em conferência de imprensa

Castelo de Paiva: Segundo fim-de-semana gastronómico apresentado em conferência de imprensa

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Castelo de Paiva vai associar-se à Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal e vai reeditar entre sexta-feira e domingo (2 a 4 de março) um fim-de-semana gastronómico dedicado a um dos pratos mais tradicionais e característicos desta região: o arroz de lampreia acompanhado do creme queimado como sobremesa, que vão estar em destaque nos 4 restaurantes aderentes.

A Câmara Municipal apresenta a iniciativa, tal como a Rota da Lampreia, em Conferência de Imprensa, no próximo dia 27, às 16 horas, no Salão de Provas da Quinta do Toutiçal, espaço idílico na freguesia de Fornos, sobranceiro ao Rio Paiva, onde se produz excelentes vinhos verdes, cada vez mais distinguidos e apreciados.

Transmitidos de geração em geração, os seus aromas e paladares únicos foram sendo apurados ao longo do tempo, embora preservando a base tradicional que confere aos produtos locais características muito próprias e apreciadas pelos mais exigentes palatos.

Da lampreia ao sável, do cabrito à vitela assada com arroz de forno, passando pelo dourado das rabanadas ao apetecido pão-de-ló, são diversas as iguarias que nesta terra fazem as delícias dos apreciadores. Obrigatório mesmo é acompanhar com o afamado vinho verde tinto de Paiva, um dos melhores da região e várias vezes premiado em concursos nacionais.

Temperada com vinho tinto, alho, vinagre de vinho verde tinto, sal a gosto e salsa, a lampreia é acompanhada com arroz ou à bordalesa, seguindo as mais ancestrais receitas de espaços que guardam a hospitalidade das gentes de Castelo de Paiva.

À sobremesa, deixe-se envolver pela doçaria regional de Castelo de Paiva provando um divinal creme queimado, uma receita tradicional que as famílias paivenses ainda apresentam em dias de festa, a par com o tradicional pão-de-ló, que por aqui é do melhor que existe.

Para beber, terá a oportunidade de comprovar a qualidade e a frescura dos vinhos verdes da sub-região do Paiva, um produto único no mundo, onde verde tinto merece natural destaque, para além dos espumantes de vinho verde já produzidos no concelho.

Para esta iniciativa gastronómica, foram lançados os Passaportes da Rota da Lampreia que, nos jantares de sexta-feira (jantares de lampreia) dão um desconto de 10% nos restaurantes aderentes. Esses passaportes podem ser levantados nos próprios restaurantes ou no Gabinete de Turismo da Câmara Municipal.

Para além desta segunda edição do Fim-de-Semana Gastronómico de Castelo de Paiva, a iniciativa da Rota da Lampreia conta com a adesão de quatro restaurantes do concelho (Casa do Zé, Dona Amélia, Iguarias e Vitaminas e Porta da Chã) cuja lista e outras informações sobre o evento podem ser consultadas no sítio da Câmara Municipal, em www.cm-castelodepaiva.pt.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta