Castelo de Paiva: Escolas promovem desfile de Carnaval

Castelo de Paiva: Escolas promovem desfile de Carnaval

Em tempo de folia e animação, o Carnaval volta a sair à rua no concelho de Castelo de Paiva. Ao todo são mais de 1500 crianças que vão manifestar a sua alegria em iniciativas carnavalescas dinamizadas pelas entidades escolares e que vão contar com o apoio municipal.

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, o Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva e as IPSS do concelho vão promover, na manhã da próxima sexta-feira, dia 17 de fevereiro no espaço do Largo do Conde, o grande Desfile de Carnaval das Escolas, um corso com mais de 800 crianças a desfilarem com muita cor e alegria, pelas principais ruas da vila.

Seja testemunha deste evento, venha ver de perto…mas recorda-se que o trânsito estará proibido na zona central da vila entre as 9h30 e as 13 horas, pelo que a edilidade paivense apela à colaboração de toda a população, deixando a sugestão para que utilizem o Parque da Feira como local privilegiado de estacionamento.

Também amanhã de manhã, pelas ruas de Oliveira do Arda, na Vila da Raiva, vai ser realizado o Desfile de Carnaval promovido pelo Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão, com a presença do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, totalizando uma apresentação de mais de 700 crianças.

Entretanto, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva lançou mais um desafio a todas as turmas de pré-escolar e 1º ciclo do concelho, com a promoção do concurso “máscaras de carnaval”.

Pretende-se, com esta iniciativa, incentivar as turmas a decorar uma máscara, previamente distribuída e oferta do município, promovendo a criatividade dos mais pequenos e a utilização de materiais recicláveis, como forma de vivenciarmos a época carnavalesca. Essas máscaras estarão posteriormente expostas no espaço do átrio dos Paços do Concelho.

Para segunda-feira, dia 20 de fevereiro, pelas 14.00h no Pavilhão Municipal dos Desportos, o gabinete local da rede social dinamiza um desfile/baile de Carnaval com os idosos das várias IPSS do Concelho, sendo que este ano, promove um convívio interinstitucional, com a participação de adultos e crianças das várias respostas socias.

Na vila, no espaço do Largo do Conde, a partir das 15 horas, a CM de Castelo de Paiva vai promover na Terça – feira de Carnaval, dia de Feira Quinzenal, algumas iniciativas para assinalar o Entrudo, com Concurso de Mascarados, Pinturas Faciais, distribuição de brindes, surpresas e animação musical com baile.


Enterro do entrudo em Pedorido

Habitualmente, a freguesia de Pedorido vai viver o Enterro do Entrudo com todo o fulgor e alegria, merecendo destaque o desfile carnavalesco na tarde de Domingo Gordo, que culminará com a atuação de duo “ David & André “, animação musical na noite do dia 20 com a presença da banda “ Paulo Soares e Trio Difusão “, enquanto que para terça-feira de Carnaval, dia 21, o emblemático e tradicional Enterro do Entrudo realiza-se às 20h30, desde a Póvoa até às Concas, onde haverá a Leitura do Responso, a Queima do Entrudo, fogo de artificio, concurso de máscaras e arraial popular com a presença dos “Nova Som Band”.

A iniciativa da responsabilidade do Grupo de Dinamização de Pedorido e conta com o apoio da CM de Castelo de Paiva, Junta de Freguesia de Pedorido e população local.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta