Baião: Presépios amigos do ambiente no posto de turismo

Baião: Presépios amigos do ambiente no posto de turismo

No âmbito do projeto Europeu GRUNDTVIG – “Educar os pais para um ambiente sustentável”, o agrupamento de escolas de Vale de Ovil dinamizou um concurso de presépios elaborados por alunos do agrupamento e suas famílias. Foram presentes a concurso 95 presépios, que podem ser apreciados no posto de turismo de Baião até 5 de janeiro.

 

Segundo o agrupamento de escolas de Vale de Ovil procurou-se ao mesmo tempo “recuperar uma tradição” e promover “a reutilização de materiais, no sentido de sensibilizar a comunidade para as questões ambientais”.

 

Na elaboração dos presépios foram utilizados materiais em plástico, rolhas de cortiça, esferovite, madeira, papel.

“É de salientar a preocupação geral em proteger o ambiente e a necessidade da sua preservação, que passa igualmente por um alerta para a proteção do musgo, ecossistema em extinção devido à poluição e alterações climáticas”, destaca o agrupamento.

 

O empenho evidenciado pelas famílias resultou numa série de presépios de elevada qualidade, o que dificultou o apuramento dos vencedores por parte do júri. Os três primeiros classificados foram premiados com uma viagem à Turquia ou Roménia, a ser realizada pelo encarregado de educação, no próximo ano. É de sublinhar que foram atribuídos dois terceiros lugares, o que atesta o elevado nível de qualidade dos participantes.


O agrupamento de escolas de Vale de Ovil e a câmara municipal de Baião convidam a comunidade baionense a visitar o posto de turismo local para apreciar o resultado do trabalho levado a cabo pelas famílias.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.