Penafiel: Freguesia de Boelhe entregou diplomas

Penafiel: Freguesia de Boelhe entregou diplomas

O Salão Nobre da Junta de Freguesia de Boelhe, em Penafiel, acolheu a cerimónia de entrega de diplomas a 30 formandos que, no ano lectivo de 2010/2011, concluíram a certificação de competências equivalentes ao 9.º ano de escolaridade.

No âmbito da parceria estabelecida entre a Junta de Freguesia de Boelhe e o CNO do Agrupamento de Escolas de Pinheiro funcionam no Parque Urbano Padre Serra acções de certificação de competências ao nível dos 6.º e 9.º anos de escolaridade, prevendo-se que a primeira turma para equivalência ao 12º ano se inicie no próximo ano, uma iniciativa das “Novas Oportunidades”, dirigida essencialmente à população activa ou desempregada e que, outrora, interromperam os seus estudos e níveis académicos.

O Centro Novas Oportunidades (CNO) do Agrupamento de Escolas de Pinheiro tem por missão reconhecer, validar e certificar competências adquiridas pelos adultos ao longo da sua vida, bem como encaminhar para a formação adequada e necessária à equivalência dos 6.º, 9.º e 12.º anos de escolaridade, aludiu o Professor Armando Silva, coordenador do CNO do Agrupamento de Escolas do Pinheiro.

Perante uma sala lotada, entre formandos e a equipa formativa de docentes, mas também de amigos e familiares que não quiseram perder este momento, este responsável caracterizou a certificação de competências como “um processo para quem não pode em tempo devido concluir os seus estudos”.

Avelino Silva, presidente da Junta de Freguesia de Boelhe, enalteceu o esforço dos formandos e a dedicação dos formadores, bem como de todos os intervenientes que neste processo de certificação de competências, possibilitam à população da freguesia dispor da parceria estabelecida com o CNO do Agrupamento de Escolas do Pinheiro.

Artur Soares, com 72 anos, residente em Boelhe, foi um dos formandos que completou o 9.º ano de escolaridade e concretizou “um sonho”, procurado e imaginado, desde que se reformou. “Fui sempre uma pessoa que gostei muito do saber e, ter regressado à escola, além de (re)aprender matérias, compensa ao ver certificadas competências de uma vida”, testemunhou e, o 12.º ano poderá passar a ser novo objectivo.

A cerimónia contou ainda com a presença da deputada da Assembleia Municipal de Penafiel, Balbina Melo Rocha, também natural desta freguesia.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta